Líder do Movimento de Pequenos Agricultores é morto no Pará
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denuncia o assassinato do militante e líder camponês no estado do Pará, Katison de Souza, na manhã deste sábado (2). O jovem saia todos os dias por volta das 6h30 para a casa de seu pai onde trabalhava. No caminho foi abordado e atacada por vários golpes de facão. O líder camponês foi encontrado à beira da estrada já sem vida em Santa Izabel-PA.
Publicado 03/06/2018 21:28

Katison vinha recebendo ameaças desde o ano passado. “É muito duro saber que a luta pela terra e pelos direitos do campo ainda é marcada com sangue, infelizmente a derrocada que sofremos de nossos direitos democráticos fez esse cenário aumentar”, denúncia Luiz do MPA.
Os assassinatos no campo em 2017 bateram novos recordes segundo a CPT [Comissão Pastoral da Terra], atingiu o maior número desde 2003, com 70 assassinatos, o que equivale a um aumento de 15% em relação ao número de 2016. Dentre essas mortes, destaco 4 massacres ocorridos nos Estados da Bahia, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Os dados completos ponde ser acessados no site Massacre no Campo organizado pela CPT.
Confira a nota na integra:
Katison foi mais uma vítima da violência no campo uma pratica frequente dos “Senhores” que se apropriam das terras e usam como ferramenta para gerar lucro a qualquer custo, mesmo que para isto, tenha que tirar vidas para manter sua estratégia de lucro.
Katison pelo contrário lutava pela terra afim de trazer segurança para seus quatros filhos e companheira, assim como na busca da dignidade dos excluído desta sociedade que lutam pela terra para produzir o pão sagrado de cada dia, para alimentar a esperança daqueles e aquelas que tiram seu sustento.
Queremos justiça e punição aos assassinos e seus mandatários.
Nos roubaram sua presença física companheiro, mas segues vivo em nossos sonhos e lutas Katison. Segues vivo em cada sem-terra, em cada camponês que fazem de suas necessidades a luta legitima por um simples pedaço de chão.
Expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares, e ecoamos o nosso grito por justiça.
A violência e a arma dos ignorantes e dos opressores. Camaradas do Pará e familiares muita fora e solidariedade.
Por nossos mártires, nenhum minuto de silêncio por toda uma vida de luta!
Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA
2 de junho de 2018