Liderança do PCdoB Dalva Stela morre em BH; comunistas se despedem

Em nota, o Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) informou na noite desta quarta-feira (5), o falecimento de um dos seus membros, Dalva Stela Rodrigues de Carvalho que está sendo velada na manhã desta quinta-feira (6) na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dalva Stela

Dalva tinha 72 anos, estava ainda na ativa, mas havia sido internada na semana passada para uma cirurgia simples, devido a complicações em que foi vítima, teve falência múltipla dos órgãos e faleceu na noite desta quarta-feira.

A comunista também integrava a comissão executiva do PCdoB de Minas Gerais e era filiada no Partido desde 1972. Cirurgiã dentista, trabalhava atualmente na administração do governo do Estado.

Eleita para o Comitê Central desde o 13º Congresso, em 2013, Dalva havia presidido o comitê municipal da Capital, Belo Horizonte, e teve vários outros cargos de direção dentro do PCdoB no estado. Já presidiu a Companhia Urbanizadora e foi secretária da Administração Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte.

Dirigentes do PCdoB e amigos lamentaram a perda da camarada e se despediram com mensagens e declarações ressaltando a trajetória de luta de Dalva.

O secretário nacional do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu lembrou que a dirigente foi eleita em julho para a Comissão de Controle do Comitê Central, “por ser esse exemplo de seriedade e compromisso com nossos ideias e objetivos, e ao mesmo tempo de intensa graça e humanidade”, escreveu.

“Dalva Stela, camarada e amiga que brilhava estrelas no sorriso, de tanta convicção revolucionária e generosidade, de tanta firmeza e disciplina de precisão, de tanta paixão pela vida e amor pelas pessoas e pelos/as camaradas”, lamentou Alemão.

Dilermando Toni que militou ao lado de Dalva na clandestinidade deixou uma emocionante mensagem para a companheira de luta: “Nesta hora curvo-me respeitosamente diante da militante abnegada, absolutamente decidida, firme e fiel, da amiga de mais de 50 anos, que foi Dalva Stela Rodrigues. Seus sonhos são imortais e serão realidade um dia!”