PCdoB São Luís convoca Conferência Extraordinária
A incorporação do PPL ao PCdoB São Luís será oficializada no próximo dia 16 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, durante a Conferência Municipal Extraordinária, convocada pelo Comitê Municipal do Partido Comunista.
*Secretaria de Comunicação do PCdoB São Luís
Publicado 04/02/2019 17:50

Para o Presidente do PC Ludovicense, o vice-prefeito Júlio Pinheiro, a incorporação se faz necessária pois “em meio à maior onda reacionária ocorrida no país desde 1964, o PCdoB fez 1,35% dos votos válidos, elegendo nove deputados em sete estados da Federação, nas últimas eleições. O Partido precisaria, pela nova legislação, ter conseguido 1,5% – faltaram apenas 0,15%. Ou eleito deputados em nove estados. O cenário político adverso não lhe permitiu isso.” Explica ele.
Contudo, dentro de um processo mais geral de derrota, o PCdoB alcançou vitórias parciais significativas, como a reeleição em primeiro turno do governador Flávio Dino no Maranhão e de dois vice-governadores no Nordeste, Luciana Santos em Pernambuco e Antenor Roberto no Rio Grande do Norte.
Também pode ser considerado um êxito a eleição de 21 deputados estaduais em dez estados, perfazendo 2,39% dos votos válidos. Se a cláusula fosse medida pelos votos recebidos nas Assembleias Legislativas, o PCdoB a teria ultrapassado com relativa folga, tendo conseguido mais de 1% dos votos em 14 estados.
Para Pinheiro, a incorporação do PPL ao PCdoB, “é uma resposta à altura diante de uma cláusula de barreira antidemocrática. Fortalece o PCdoB num momento em que ele está sob ataque de forças reacionárias.”
Para o Presidente Municipal “Isso [o fortalecimento do PCdoB] ajuda a luta do nosso povo pelos seus objetivos estratégicos. O que não o ajudaria seria,justamente, o enfraquecimento orgânico e político do PCdoB diante dos seus inimigos de classe e mesmo diante dos seus aliados.”Continua. “Mais do que dúvidas imobilizadoras devemos depositar esperanças nesse processo que se concluirá no congresso do PCdoB em março deste ano.” Conclui.
Assembleias de Base
A conferência Municipal Extraordinária será precedida por assembleias de base para eleição de delegados (as). Fique atento (a) ao calendário:
29/01 – PCdoB Nova República
06/02 – PCdoB Vila Sarney
07/02 – PCdoB Área Itaqui-Bacanga e PCdoB Bairro Fátima
09/02 – PCdoB Anil
Maranhão
No Maranhão a Conferência Extraordinária do PCdoB será realizada no dia 23/02, no Auditório da Assembleia Legislativa às 14h e contará com a presença dos delegados eleitos pelos 101 Diretórios e Comissões Provisórias Municipais.
O período de Conferências Partidárias do Partido Comunista do Brasil traz consigo importantes discussões sobre sua atuação no momento crítico do cenário nacional que ora se apresenta.
Brasil
Já a Conferência Nacional Extraordinária acontecerá em São Paulo, no dia 17 de março e contará com a aguerrida militância do PCdoB de cada canto do Brasil!