Manuela d'Ávila: 

Antes de participar de agenda de sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sobre os direitos da mulher, a candidata a Presidência da República pelo PCdoB em 2018, Manuela d'Ávila, concedeu entrevistas à imprensa local. Segundo o Bahia Notícias, Manuela avaliou que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo.
 

.

Para a ex-deputada federal, a maior mobilização entre mulheres se deve ao fato de governos ao redor do mundo, inclusive o de Jair Bolsonaro no Brasil, punem especialmente o gênero feminino. "As mulheres sempre se organizaram, porém nunca se organizaram com a mesma intensidade que se organizam hoje", afirmou.

Ela apontou que a desigualdade no país se deve a questões econômicas, regionais, raciais e de gênero. "Existe uma cara para esse país desigual e essa cara é construída a partir da questão das mulheres e sobretudo das melhores negras", comentou Manuela. "Pensar na democracia é pensar em como construir um país em que não existam pessoas que sejam mais pobres pela cor da pele ou pelo gênero", disse.