Fraude na Black Friday: Procon notifica Burger King e McDonald’s
A Black Friday virou uma “black fraude” para quem foi atrás de promoções do Burger King e do McDonald’s. Nesta sexta-feira (29), o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou as duas redes de lanchonetes – que devem responder a um processo administrativo e podem ser multadas. O motivo: o aplicativo do Mercado Pago – único meio de pagamento para ter acesso às ofertas de lanches da Black Friday – estava inoperante.
Publicado 30/11/2019 10:11

O anúncio das empresas informava que o consumidor só teria direito à oferta se fizesse a compra usando o aplicativo. No entanto, as equipes de fiscalização do Procon-SP verificaram que várias lojas das duas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Dessa forma, o consumidor não conseguiu comprar o lanche pelo valor oferecido na promoção.
Após anunciar ofertas de sanduíches com preços a partir de R$ 1, as empresas de fast food têm liderado a lista de reclamações no Reclame Aqui. Na versão da pesquisa da empresa publicadas às 15h06 desta sexta-feira, o McDonald’s aparece na primeira colocação, ocupando o topo da lista que, pela manhã, era ocupado pelas lojas de departamento e varejistas de eletrônicos.
Até o fim da manhã, o Reclame Aqui colocava a Americanas.com na primeira ou segunda colocação, a depender do momento da análise. O Burger King também aparece no último relatório da companhia, na quarta colocação.
Pelo critério do Reclame Aqui, podem existir reclamações de quedas de sistema em aplicativos ou sites, dificuldade para acessar a promoção, problemas com qualidade do produto, entre outras questões. A empresa não especifica o tipo principal de reclamação dos clientes.
Nesta semana, Burger King e McDonald’s voltaram ao centro de um duelo público pelos consumidores – desta vez envolvendo as ações comerciais voltadas para a Black Friday. Entre centenas de anúncios de varejistas que entopem TVs e rádios, as duas empresas lideram as menções em redes sociais na semana do evento, o maior do varejo no Brasil, e isso acabou aumentando a exposição das marcas. Nessas ações, porém, há o risco de panes em sistemas de pagamentos e de piora do serviço, com alto tráfego nos restaurantes – o que, no fim do dia, gerou imagem negativa para as marcas.
O Big Mac, do McDonald’s, foi vendido pelo Uber Eats por R$ 1 a novos clientes do aplicativo – um valor que, hoje, não paga nem a embalagem. Para fechar a compra, é preciso digitar um código informado pela empresa. O McDonald’s também anunciou a venda de 10 cheeseburgers por R$ 20 – ou R$ 2 pelo sanduíche que custa quase R$ 7. Para a compra de dois sanduíches (como Quarteirão e Cheddar McMelt), por R$ 14,90, o consumidor pagava R$ 4,90 se usasse o Mercado Pago, sistema de pagamento do Mercado Livre, e utilizar o QR Code.