A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Leonardo Wexell Severo

Jornalista
Bolívia: golpistas cometem “crimes de lesa-humanidade”

A advogada Nádia Cruz, Defensora Pública da Bolívia, denuncia a gravidade dos crimes praticados pela polícia e pelo exército contra a população civil após a destituição do presidente Evo Morales, em 10 de novembro do ano passado.

Eleição na Bolívia ainda está sob ameaça golpista, alerta sociólogo

“Lei não impede golpe, é preciso fazer valer direito ao voto na Bolívia”, afirma Juan Carlos Pinto Quintanilla

Bolívia voltará a ser dos bolivianos, afirma líder sindical

O histórico líder Evaristo Huallpa acredita que o país andino está em contagem regressiva para eleger as candidaturas de Luis Arce e David Choquehuanca a presidente e vice, respectivamente

Governo Jeanine Áñez quer impedir boliviano de votar no Brasil

O voto dos bolivianos no exterior representa 4,7% do total do eleitorado. No Brasil estão habilitados 45.793, mais do que a metade dos 72.000 votantes do departamento de Pando

A Bolívia precisa de industrialização e democratização da riqueza

Nesta entrevista exclusiva, a ex-presidente do Senado da Bolívia, Adriana Salvatierra, denuncia a transnacional estadunidense Tesla como uma das agentes por detrás da deposição do presidente Evo Morales – e dela própria – em 2019, “processo que implicou em prisão, perseguição política e assassinatos” e agora, mais recentemente, “devido à improvisação e à corrupção, em milhares de mortos pela pandemia e a crise sanitária”.

Andrónico: “governo boliviano usa Justiça e mídia contra Arce e o MAS”

Líder sindical e candidato do Movimento Ao Socialismo (MAS) na disputa por uma vaga no Senado, Andrónico Rodriguez fala sobre a disputa eleitoral na Bolívia e alerta para a ação golpista do governo para tentar inverter a tendência de vitória oposicionista.

Bolívia: oposição quer derrotar a corrupção, bombas e desemprego

O ex-cônsul da Bolívia no Brasil apresenta um panorama histórico do país desde a independência, os avanços obtidos nos governos de Evo Morales e o cenário em que acontecerá a eleição prevista para 18 de outubro deste ano.

Bolívia arranca eleições para 18 de outubro: “data limite e inadiável”

Após garantir a definição de uma data para a eleição, as forças democráticas e progressistas lutam para assegurar a lisura do processo eleitoral.

Bolívia: ONU, UE e Igreja querem paz, governo quer “meter bala”

Enquanto a oposição busca fixar uma data fixa para as eleições, o governo golpista força o confronto

Bolívia: Covid-19 se alastra e mata o povo, governo golpista nada faz

Enquanto a doença se alastra pelo país, falta oxigênio, as mortes se alastram e a presidente de fato Jeanine Áñez mente ao tentar culpar manifestantes

Bolívia: manifestação contra repressão e por democracia

Ato de solidariedade ao povo boliviano reuniu lideranças sociais e entidades em frente ao Consulado da Bolívia em São Paulo.

Arce: Industrialização é chave para soberania na Bolívia, sem FMI

Candidato à Presidência da Bolívia critica inação do governo golpista diante da pandemia e a submissão econômica a transnacionais, assim como a dificuldade da esquerda na mídia em período eleitoral.

1 2 3 4