A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tradução: Mariana Serafini

Jornalista e especialista em América Latina pela PUC-SP
A reforma tributária que precisamos na América Latina

É agora o momento ideal para fixar as pautas de um novo consenso tributário na América Latina. Não há Estado de Bem Estar Social sem um sistema tributário que o faça sustentável.

Pandemia, poder e protestos no Peru neoliberal

Os primeiros casos de Covid-19 na América Latina se tornaram conhecidos no começo de março. Já se sabia do impacto do vírus na China, e especialmente na Italia e Espanha, onde os enfermos e falecidos somavam milhares lotando os hospitais. Com uma realidade marcada pela presença de outras epidemias, como a dengue, com déficit dos sistemas de água potável e estrutura deteriorada dos sistemas de saúde, o cenário na região é bastante preocupante.

O futuro já chegou e ele veio das ruas, das manifestações feministas

Ofelia Fernández, a mais jovem deputada da América Latina, fala sobre sua trajetória desde o movimento estudantil argentino, sua integração ao Ni Una Menos, o novo momento que a Argentina viva com a eleição de Alberto Fernández e como imagina o mundo pós-pandemia.

A crise e a agressividade imperialista

Milhões de pessoas precisam de uma mudança de sistema. Mas nos falta construir uma estratégia local e internacional para enfrentar o capital transnacional. Nos falta muita elaboração teórica, coordenação e capacidade tática para resistir e avançar.