A melhor opção para o Paraná e para o PCdoB

O PCdoB do Paraná aprovou em sua convenção, realizada no último dia 29, aceitar a proposta do PT para uma coligação com o intuito de mudar os rumos da política no Estado. Esta proposta apresenta Gleisi Hoffmann, PT, para o governo estadual com Haroldo Ferreira, do PDT, de vice além de Ricardo Gomyde, PCdoB, para o senado. Nomes inquestionáveis que representam os anseios de mudanças clamados em todo o Paraná.

Esta proposta mudou substancialmente o projeto eleitoral construído pelo PCdoB até então. O meu nome colocado como candidato a Senador seria uma candidatura do Partido com o intuito de mobilizar a militância, projetar a sigla e para ocupar o espaço privilegiado do debate político, mas sem condicionantes com qualquer coligação ao executivo.

Portanto, na tática eleitoral anterior, tínhamos como prioridade a eleição de pelo menos um deputado estadual e um federal, e a eleição para o senado como instrumento de debate dos grandes temas paranaenses e de fortalecimento do meu nome no cenário político local e estadual.

A nova proposta mudou completamente esta tática. O PCdoB vai para a disputa do Senado com a perspectiva real de vitória eleitoral, alterando a representação desgastada e conservadora que o Paraná tem na Câmara Alta, ao mesmo tempo em que mantém o projeto de lutar para eleição de pelo menos um deputado estadual e um federal, representações necessárias para a implantação das políticas que possam mudar o Paraná do estágio de letargia em que se encontra.

Neste novo projeto, a proposta aprovada que envolve meu nome, me coloca como o candidato prioritário a deputado federal da aliança Gleisi/Gomyde na região Oeste, com apoio político para ser eleito a uma das vagas na Câmara dos Deputados e cumprir papel decisivo, no Oeste e Sudoeste, no vitorioso projeto para colocar o Paraná sintonizado nas mudanças que ocorrem nacionalmente.

Após consultas a amigos, aliados e dirigentes partidários, não tive dúvidas em me engajar nesse projeto, alterando a caminho que estávamos trilhando, abrindo mão da indicação de ser o candidato ao Senado do PCdoB e, apoiando o nome do Gomyde. Nesse cenário entro de corpo e alma, com disposição militante na nova tarefa, com a certeza da vitória e com a certeza que poderemos mostrar ao Paraná como é possível fazer política diferente, com ética, compromisso programático, defesa de princípios e ajudar o país a continuar avançando.

trajetória

É necessário registrar que toda a construção deste novo projeto teve minha participação e contribuição. Trabalho que efetivei junto com o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral). Desde as rodadas de conversas com possíveis aliados e que não se confirmaram.
Quero salientar também, que o PCdoB, antes do dia 29, não havia anunciado nenhuma aliança eleitoral. Sempre deixou claro que conversava com os partidos do campo de apoio a presidenta Dilma Rousseff. Nunca escondemos isso de nenhum aliado, mesmo daqueles que, numa tentativa de nos deixar encurralados, anunciaram antecipadamente uma aliança que não havia sido concluída.

Além dos partidos da base do governo Dilma, conversamos muito com forças políticas, que no Paraná se propunham a estar no campo opositor ao governador Beto, mas estes partidos, dentro de sua autonomia, que não cabe ao PCdoB julgar, tomaram decisões que nos afastaram de possíveis alianças.

Convicção

Tenho convicção que a decisão do PCdoB, mantendo sua coerência programática histórica, de compor a aliança no campo popular, foi o melhor para o Paraná, para o Partido e para nosso projeto político.

Neste novo quadro teremos um projeto eleitoral com amplas chances de vitória, composto de apoio político que nos dá condições de capitanear os debates necessários para garantir que o Paraná altere sua trajetória e o Brasil continue avançando na mudança.

Debateremos os projetos de educação, de cultura, de saúde, de desenvolvimento sustentável e de mobilidade urbana necessários para o Paraná. Com nossa experiência nestas áreas, nossa militância, proporá medidas que o Governo do Estado, sob o comando de Gleisi Hoffmann, tomará.

Vamos colocar na pauta da eleição as quatro reformas prioritárias para o país: a reforma política, a reforma da mídia, a reforma tributária e a reforma urbana. Vamos debater ainda as questões de fronteira, o desenvolvimento de nossos municípios e a ampliação da autonomia dos municípios.

Vamos propor ao Oeste, ao Sudoeste e ao Paraná o que já praticamos em nosso mandato em Foz do Iguaçu: uma política pautada nos princípios da transparência, ética, participação coletiva e defesa intransigente com as demandas sociais.

A diferença agora, é que vamos fazer tudo isso com possibilidades reais de vitória no dia 5 de outubro, possibilitando, portanto, a implementação destes conceitos na Câmara dos Deputados e no Paraná.

Agradecimentos

Para todos os amigos, amigas, aliados, aliadas, camaradas, que se empenharam para o projeto anterior obtivesse êxito, quero salientar minha gratidão pelo apoio e companheirismo. Foi graças a este trabalho que nos tornamos mais fortes e presentes no cenário político do Estado e nos viabilizou um projeto que nos dá a possibilidade de aplicar nossas propostas, nossas ideias já no próximo ano.

Convoco todas e todos para nos mantermos juntos e altivos, rumo à vitória.
Um fraterno abraço

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor