A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Nilton Bobato

Vereador do PCdoB em Foz do Iguaçu (PR) , professor e escritor.
A tríplice fronteira novamente na mira da grande mídia

Na semana que Foz do Iguaçu comemora os três anos que as Cataratas se tornaram uma das Novas Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, a grande mídia volta a atacar a tríplice fronteira, sem nenhum pudor, requentando fatos e versões de 2008 e 2009, agora sob uma nova roupagem, afirmando que a fonte seria a Polícia Federal.

Para desconstruir o ódio

Durante anos a grande mídia brasileira e setores da elite nacional, agora apoiados pela instantaneidade das redes sociais, vem construindo a pedagogia do ódio no país. Ampliando com muita força um pensamento já retratado por Gilberto Freyre, quando caracterizou a escravidão brasileira pelos “bons senhores e escravos submissos” (parafraseando Clóvis Moura).

Meus motivos para votar no segundo turno (parte 2)

Na semana passada, neste espaço, afirmei que votaria no segundo turno, principalmente, pela educação.

Meus motivos para votar no segundo turno

Muito além da minha militância, da minha coerência histórica, tenho muita clareza sobre os motivos que me levaram a decidir o voto neste segundo turno da eleição presidencial. É uma lista de motivos, mas vou me concentrar em apenas um deles, para mim, o principal e começo afirmando que voto a favor de uma proposta, a favor de um modelo de construção da nossa nação e não contra este ou aquele grupo político. Voto pela paz e não pelo ódio.

Por mais democracia e a vitória comunista paranaense

Se tem uma lição confirmada na minha primeira experiência numa disputa eleitoral para a Câmara Federal, encerrada neste domingo, com a responsabilidade de ter conquistado 20.678 votos, é que o país precisa de mais democracia. Disputar uma eleição onde a máquina poderosa dos detentores de cadeiras na Câmara dos Deputados e outras máquinas igualmente poderosas atuam de maneira decisiva, é quase um ato de heroísmo.

A melhor opção para o Paraná e para o PCdoB

O PCdoB do Paraná aprovou em sua convenção, realizada no último dia 29, aceitar a proposta do PT para uma coligação com o intuito de mudar os rumos da política no Estado. Esta proposta apresenta Gleisi Hoffmann, PT, para o governo estadual com Haroldo Ferreira, do PDT, de vice além de Ricardo Gomyde, PCdoB, para o senado. Nomes inquestionáveis que representam os anseios de mudanças clamados em todo o Paraná.

Arquitetura, urbanismo e concurso público: instrumentos de gestão

Nos temas que adotamos como centrais para o nosso mandato de vereador em Foz do Iguaçu e nossa ação política cotidiana, está a defesa da ocupação racional dos espaços urbanos e o papel que o desenvolvimento da arquitetura e o urbanismo precisam desempenhar como instrumentos de políticas públicas.

A Palestina precisa mais do que solidariedade

Foz do Iguaçu tem tentado fazer sua parte na defesa da Palestina, na solidariedade ao povo palestino, na denúncia contra o genocídio étnico promovido pelo estado sionista sob os olhos complacentes das potências do mundo.

A tragédia econômica do regime militar

Nestes tempos em que grupos encontram espaço para dizer que a ditadura militar tem que voltar, que as marchas saudosistas pipocam em algumas esquinas e principalmente para os incautos que não viveram aqueles anos, especialmente setores da classe média, que acham que o país precisa de ordem, que a democracia é responsável por todos os nossos males, é preciso relembrar algumas faces importantes daquele período em que vivemos na absoluta escuridão.

A arte de escrever e o desafio do romance

Apresento nesta semana minha sétima produção literária, mas o primeiro romance. A obra intitulada A Sorte Não Sorriu Para Cézar Rondicatto, lançado pela editora portoalegrense Redes, é de longe o maior desafio que enfrentei nesta tentativa de conciliar a produção literária independente, com militância política e sobrevivência.

Defender a Copa e o país

Dia destes esteve em Foz do Iguaçu o ministro Aldo Rebelo para lançar o projeto do Centro de Excelência para o Futebol Feminino (projeto do Parque Tecnológico da Itaipu), conhecer o terreno onde será construído o Centro de Iniciação Esportiva (projeto do Ministério) e aproveitar para ver o andamento das obras de reforma do Estádio Pedro Basso, onde treinarão os jogadores da Coréia do Sul, que ficarão hospedados nesta tríplice fronteira.

Contradição urbana: um "direito adquirido"

O tema da V Conferência Nacional das Cidades "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já", realizada no ano passado, trouxe à tona a contradição entre os avanços e atrasos das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

1 2 3 4