Hip-Hop quêniano perde uma de suas maiores ativistas

“Do Quênia para o mundo, em memória de Angel Wainaina, surge o nascimento da organização ''AngelTrust'', para tornar vivo sempre a crença de um outro Mundo Possível”.

Em 28 janeiro ouvia-se falar sobre o desaparecimento de Angel Wainaina, uma jovem apresentadora da ''Guetto Rádio'' localizada em Nairóbi no Quênia, a mesma que teve como inspiração a Radio Favela de Minas Gerais, contava com uma equipe de jovens homens e mulheres talentosos, com uma forte ligação com o hip-hop e acima de tudo ativistas pelas causas sociais e humanas.

Angel, que tinha apenas 25 anos, se encontrava dentro de um supermercado de Nairóbi quando teve início um incêndio e a gerência do supermercado, leviana ou criminosamente, entendeu que deveria trancar as portas da loja para evitar possíveis saques. Essa atitude criminosa a matou juntamente com mais 40 pessoas, a notícia chocou o país. Eu tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente quando estive no Fórum Social Mundial cediado em Nairobi em janeiro de 2007, juntamente com os Hip-Hoppers do Ukoo Flani Mau Mau, Buddha Blaze que organiza o Hip-Hop Wapi, que é um dos maiores eventos de expressão do gênero em solo africano, onde Angel era colaboradora.

Segundo Blaze, O que há de mais triste nisso é que Angel tinha apenas começado a viagem para uma grande carreira, pois além de apresentadora da radio idealizada e criado por eles, ser uma MC de muito talento expressivo, ativista do hip-hop e de discussões ligadas às questões do direitos das mulheres, era também atriz e estreava em um popular programa de TV chamado Esquadrão Cobra, onde representava o papel de uma sargento durona do exército Quêniano, a quem fazia duras críticas em suas composições, também contribuía muito na produção musical de grupos underground dos guetos quenianos como por exemplo: Big Kev, Quênianna, Goreala, Die Hard, que se destacaram juntamente com o impulso respeitável de sua carreira.

No ano passado, ela estava trabalhando em um álbum juntamente com outros rappers subterrâneo de diferentes guetos intitulado Revolução Pacífica abordando a recente situação caótica no Quênia devido atitude de políticos que exploram a juventude. Toda sua luta em tão pouco tempo, a levou adquiri muito respeito e admiração de outros ativistas par além das fronteiras de seu país. Em julho de 2008, Angel esteve na Ilha de Gorée (Senegal), para um curso voltado a direitos humanos e questões de gênero. Lá conheceu as brasileiras Liliane Braga, Mafoane Odara e Priscilla Ferreira, ativistas ligadas aos movimentos negro e de mulheres negras. Angel foi enterrada no dia 23 de fevereiro de 2009, e está sendo justamente homenageada com a criação de uma organização dedicada a promover direitos humanos e o respeito à vida batizada com o nome de ''Angel Trust'' (algo como ''a crença da Angel'' ou ''em que Angel acredita''). Não há dúvidas de que sua luta fará muita falta. Que sua alma descanse em paz.

Links em inglês
www.angeltrust.org

www.ghettoradio.nl
www.youtube.com/watch?v=wL52zaqhtdI
www.youtube.com/watch?v=Flmp25lBCuI&feature=related

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor