Ponto de Impacto

A informação de que os bancos europeus e norte-americanos terão uma perda de um trilhão e quatrocentos bilhões de dólares, caracteriza uma crise sem precedentes na economia globalizada. São inúmeras as instituições financeiras, classificadas como renomada

A questão é que a tempestade dita como circunscrita ao mundo das finanças especulativas já contamina a chamada economia real. Daí torna-se concreta a possibilidade de uma recessão generalizada em decorrência da retração da economia internacional. A nova realidade sombria que se espalha pelo mundo afora, deverá chegar ao Brasil principalmente através do impacto da diminuição substancial das nossas exportações de commodities.
Mesmo considerando que nas economias emergentes, como a brasileira, sempre será possível um choque decorrente de ataque especulativo de média e grandes proporções, já se tem uma idéia de que o ponto nevrálgico a ser protegido será realmente a exportação. Assim, parece-me que as primeiras medidas adotadas pelo governo federal de abertura de crédito para a área são sumamente importantes.


 



Demonstram uma atitude de reforço e ação rápida da área federal diante do inevitável, uma freada brusca no mercado da economia real. Esse quadro adverso em nosso país atingirá inicialmente a oferta de empregos no agronegócio exportador. Daí, os desdobramentos serão previsíveis e poderão acarretar uma reação em cadeia em outros segmentos produtivos.


 



Está correto o presidente Lula quando declarou nesta terça-feira, que não é possível que uma crise provocada pela farra dos especuladores, com o beneplácito do governo norte-americano, provoque a socialização da desgraça, em especial nos países que lutam para atingir um patamar de desenvolvimento com soberania e justiça social.


 



Mas as seqüelas dessa crise deverão provocar problemas, alguns já conhecidos e outros ainda não previstos. Porém, os fundamentos da nossa economia encontram-se bastante sólidos. O que demandou muitos sacrifícios da maioria da sociedade.


 



Para evitar uma grave contaminação, medidas como o fortalecimento do mercado interno, redução nas taxas de juros, deverão associar-se a ousadia política, rápidas iniciativas e visão econômica estratégica.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor