Não é de hoje que as mulheres participam ativamente do frevo. Nos blocos líricos, o canto é tradicionalmente executado por um coro de mulheres. Também a organização e a administração de muitas agremiações são lideradas por elas e um exemplo é o Bloco da Saudade, que tem à frente a dedicada Izabel Bezerra, cantora e dirigente.
Por Climério de Oliveira Santos*
Relembre os sambas que levantaram o público nas arquibancadas e que se eternizaram como narrativa das problemas nacionais.
"O momento é propício para o grito, lógico. Esse grito não pode ser silenciado, tem que continuar gritando, e muito. Gritar mesmo, sem interrupção", afirma a cantora Elza Soares em entrevista para a BBC Brasil.
João Clemente Jorge Trinta cravou definitivamente seu nome na história da cultura brasileira em 1989 com o desfile da Beija Flor. O samba-enredo era “Ratos e Urubus, rasguem minha fantasia” e falava dos pobres que encontravam no Carnaval um dia de alegria.
Com elencos predominantemente negros, novas produções impulsionam discussões sobre representatividade e preconceitos na cultura pop.
Por Tory Oliveira, CartaCapital
Segunda-feira, 13 de abril de 2009, jornais brasileiros estampam a manchete: “Militares resgatam americano sequestrado por piratas da Somália. O que parece trama de filme aconteceu no mar da costa da África”.
Por Carolina Ruy*
O sábado de Zé Pereira tem dono no Recife: o Galo da Madrugada. Este ano, o 41º desfile consolidou o reinado da maior agremiação do mundo segundo o Guiness Book. Cerca de dois milhões de pessoas, mais uma vez, lotaram ruas e pontes para acompanhar a festa.
O Centro do Rio de Janeiro foi tomado neste sábado (10) pela multidão. O Cordão da Bola Preta, o maior e mais antigo bloco da cidade, completa os seus 100 anos de história.
Os blocos e cordões carnavalescos são encarados com viés preconceituoso e historicamente perseguidos implacavelmente pela polícia, que sempre se esforçou para coibir os atos de “baderna”. Mesmo assim, resistiram e, como “massa de pão”, aumentaram após muita pancada. A avaliação foi feita pelo professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e autor do livro A Geografia do Samba na Cidade de São Paulo (Fundação Polisber), Alessandro Dozena.
Os inevitáveis “filmes do Oscar” começam a se acumular. Falemos sobre dois deles, extremamente diferentes entre si: o fantasioso A forma da água, de Guillermo del Toro, e o “realista” The Post, de Steven Spielberg.
Por José Geraldo Couto*
Homenageado pela escola, o sambista, ao final do desfile em São Paulo, foi transferido direto do carro alegórico para o estúdio da emissora para conceder entrevista: “Infelizmente nós temos uma rede nacional no Brasil que monopoliza tudo, monopoliza inclusive a cultura brasileira, a política brasileira”, disse um integrante.
Por Alberto Villas*
Lembra das coisas que aconteceram no ano que não terminou?