A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Especial Rio São Francisco

Governo interino de Temer revisa voto na ONU e fica contra a Palestina

Os retrocessos do governo interino de Michel Temer não atingem mais só o Brasil. José Serra, que ocupa provisoriamente o ministério das Relações Exteriores, apontou uma completa mudança de postura do Brasil na política externa, que, ao contrário dos governos de Lula e Dilma, não deve mais ser “ativa e altiva”. Agora o chanceler provisório decidiu mudar o voto brasileiro na 199ª Sessão da Unesco, realizada em abril, e não apoiar mais o Estado da Palestina.

 Sisu terá aplicativo para auxiliar candidatos

O Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para os participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam segunda-feira (11). A ferramenta, desenvolvida para celular e tablet, promete enviar mensagens com informações individualizadas e possibilitar aos estudantes acompanhar o calendário de atividades do MEC. Segundo o ministério, a intenção é melhorar a comunicação com os candidatos.

Transposição do São Francisco: Os campos de concentração no Ceará

Os habitantes de Fortaleza e do Ceará, nos anos 1930, tinham ainda na memória os acontecimentos de mais de 50 anos antes, na terrível seca de 1877 a 1879. Na época, a capital da então província viu de uma hora para a outra a população passar de pouco mais de 20 mil pessoas para 130 mil. No século 20, outra seca de graves consequências fez a elite tremer diante do que poderia acontecer a si na seca. A ideia "brilhante" foi segregar os flagelados em campos de concentração.

Transposição na China é considerada maior obra deste tipo da história

Resolver os problemas que surgem a partir da falta de água não é uma demanda nova da sociedade. Há muitos séculos que o ser humano precisa lidar com as secas e procurar alternativas para solucionar a questão.

Transposição do São Francisco: seca de 1877 foi uma das piores

Em 1877 teve início, no Nordeste, uma das piores secas já registradas no Brasil. Ela durou três anos e atingiu a região que hoje abrange 6 estados nordestinos mais o norte de Minas Gerais. A província do Ceará foi a que mais sofreu com a falta de água. Mais de 20% da sua população, que tinha na época 800 mil pessoas, deixou a região, procurando refúgio na Amazônia, outros 10% teriam morrido. Os cálculos não oficiais da época estimam que 500 mil pessoas pereceram em decorrência da seca.