A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Mídia

ANJ vai à Justiça contra versões nacionais de sites estrangeiros

Os donos das grandes empresas de comunicação do país se autodenominam defensores da liberdade de expressão. Quando a democratização da comunicação é colocada em pauta, são eles os primeiros a se levantar contra argumentando que se trata de uma tentativa de limitar a liberdade de expressão.

Sergio Lirio: O golpe será televisionado

"Uma luz no fim do túnel”, decreta o editorial de O Estado de S. Paulo da terça-feira 11, dia seguinte à aprovação na Câmara dos Deputados da emenda constitucional que limita os gastos em saúde e educação. 

Por Sergio Lirio*, na Carta Capital

FNDC lança campanha contra ataques de Temer a "vozes dissonantes"

Lançada nesta quarta-feira (26) pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a 17ª edição da revista Mídia com Democracia, disponível em versão on-line, traça um painel do momento atual dos meios tradicionais de comunicação do país e sua relação com a conjuntura política, econômica e social, além de um balanço dos 25 anos de atuação do Fórum e do lançamento de uma campanha em defesa da liberdade de expressão.

A guerra dos robôs se trava na Wikipédia

Até 4,7 milhões das mudanças da enciclopédia digital são feitas por programas de computador.

A guerra dos robôs se trava na Wikipédia

Até 4,7 milhões das mudanças da enciclopédia digital são feitas por programas de computador.

Altamiro Borges: O jogo pesado para aprovar a PEC da Morte

Por 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções, a Câmara Federal aprovou na noite desta terça-feira (25), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-241) que limita por 20 anos os gastos públicos – menos para o pagamento dos juros da dívida. 

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Emir Sader: A crise da mídia pelo seu desprestígio

A mídia brasileira se refugia no fenômeno mundial de enfraquecimento dos jornais e revistas diante da internet para fugir da razão específica que fez com que a crise da mídia no Brasil tivesse sido mais rápida e acentuada: sua perda de prestígio, de credibilidade.

Por Emir Sader*, no Brasil 247

EBC: após nove anos, o caminho para o fim da comunicação pública

Há 9 anos era publicado o decreto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e se dava um passo fundamental para a consolidação do sistema público de comunicação. Fruto da luta de movimentos pela democratização da comunicação e da cultura, desde a Constituinte de 1987/1988, passando pelos Fóruns de TV Pública, este sistema público tinha a missão de garantir uma sociedade mais justa e democrática. E, após quase uma década, encontra-se sobre risco de desmantelamento.

Por Gésio Passos

'NYT': O mercado da morte no Brasil

O jornal norte-americano The New York Times traz em sua edição desta segunda-feira (24) um artigo sobre o mercado de armas do Brasil.

Altamiro Borges: Gasolina sobe e mídia cai no ridículo

Na semana passada, a mídia chapa-branca – animada com o aumento das verbas publicitárias do covil golpista – fez o maior escarcéu com a "histórica" redução do preço da gasolina. O anúncio da direção entreguista da Petrobras virou capa dos jornalões e motivo de comentários excitados nos telejornais – apesar da queda ser de apenas um centavo (R$ 0,01).

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Altamiro Borges: TV aberta pode perder 10% em publicidade

Os barões da mídia vão ter que bajular muito o usurpador Michel Temer para evitar um desastre ainda maior no seu modelo de negócios. Só mesmo com muitas mamatas do poder – via aumento das verbas de publicidade oficial e outras maracutaias – para escapar do precipício que se avizinha.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Publicidade infantil e os efeitos danosos às crianças – até quando? 

Eu me deparei com o livreto Por que a publicidade faz mal as crianças e me perguntei: “por acaso a publicidade faz bem a alguém???!!!! Parece injusto querer crucificar assim uma arte na sua forma mais criativa. Afinal, a publicidade é a arte da persuasão, e os publicitários muitas vezes são geniais: vamos pensar nas crianças vestidas de bichinho da Parmalat!

Por Beth Veloso* 

1 73 74 75 76 77 328