Os donos das grandes empresas de comunicação do país se autodenominam defensores da liberdade de expressão. Quando a democratização da comunicação é colocada em pauta, são eles os primeiros a se levantar contra argumentando que se trata de uma tentativa de limitar a liberdade de expressão.
"Uma luz no fim do túnel”, decreta o editorial de O Estado de S. Paulo da terça-feira 11, dia seguinte à aprovação na Câmara dos Deputados da emenda constitucional que limita os gastos em saúde e educação.
Por Sergio Lirio*, na Carta Capital
Lançada nesta quarta-feira (26) pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a 17ª edição da revista Mídia com Democracia, disponível em versão on-line, traça um painel do momento atual dos meios tradicionais de comunicação do país e sua relação com a conjuntura política, econômica e social, além de um balanço dos 25 anos de atuação do Fórum e do lançamento de uma campanha em defesa da liberdade de expressão.
Até 4,7 milhões das mudanças da enciclopédia digital são feitas por programas de computador.
Até 4,7 milhões das mudanças da enciclopédia digital são feitas por programas de computador.
Por 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções, a Câmara Federal aprovou na noite desta terça-feira (25), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-241) que limita por 20 anos os gastos públicos – menos para o pagamento dos juros da dívida.
Por Altamiro Borges*, em seu blog
A mídia brasileira se refugia no fenômeno mundial de enfraquecimento dos jornais e revistas diante da internet para fugir da razão específica que fez com que a crise da mídia no Brasil tivesse sido mais rápida e acentuada: sua perda de prestígio, de credibilidade.
Por Emir Sader*, no Brasil 247
Há 9 anos era publicado o decreto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e se dava um passo fundamental para a consolidação do sistema público de comunicação. Fruto da luta de movimentos pela democratização da comunicação e da cultura, desde a Constituinte de 1987/1988, passando pelos Fóruns de TV Pública, este sistema público tinha a missão de garantir uma sociedade mais justa e democrática. E, após quase uma década, encontra-se sobre risco de desmantelamento.
Por Gésio Passos
O jornal norte-americano The New York Times traz em sua edição desta segunda-feira (24) um artigo sobre o mercado de armas do Brasil.
Na semana passada, a mídia chapa-branca – animada com o aumento das verbas publicitárias do covil golpista – fez o maior escarcéu com a "histórica" redução do preço da gasolina. O anúncio da direção entreguista da Petrobras virou capa dos jornalões e motivo de comentários excitados nos telejornais – apesar da queda ser de apenas um centavo (R$ 0,01).
Por Altamiro Borges*, em seu blog
Os barões da mídia vão ter que bajular muito o usurpador Michel Temer para evitar um desastre ainda maior no seu modelo de negócios. Só mesmo com muitas mamatas do poder – via aumento das verbas de publicidade oficial e outras maracutaias – para escapar do precipício que se avizinha.
Por Altamiro Borges*, em seu blog
Eu me deparei com o livreto Por que a publicidade faz mal as crianças e me perguntei: “por acaso a publicidade faz bem a alguém???!!!! Parece injusto querer crucificar assim uma arte na sua forma mais criativa. Afinal, a publicidade é a arte da persuasão, e os publicitários muitas vezes são geniais: vamos pensar nas crianças vestidas de bichinho da Parmalat!
Por Beth Veloso*