Evento será sábado (24) no Parque Valongo, Porto de Santos, com Rosas de Ouro, X-9 e sorteio da ordem dos desfiles de 2026.
Publicado 21/05/2025 11:08
A Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Liga Santos) promove no próximo sábado, dia 24, a Festa das Campeãs. O evento vai contar, entre outras atrações, com apresentações da X-9, vencedora dos desfiles de Santos neste ano, e da Rosas de Ouro, que levou o título na cidade de São Paulo.
A programação da Festa das Campeãs começa às 13h, no Parque Valongo – antigo cais do Porto de Santos, que passou recentemente por adaptação para receber complexo turístico e de lazer. Entre as atividades, vai ocorrer também o sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval santista, para o ano que vem.
A Rosas de Ouro conquistou seu troféu neste ano com o enredo sobre a história dos jogos na humanidade. Foi o oitavo título da escola da Brasilândia – o último deles havia sido conquistado há 15 anos, em 2010.
A X-9 obteve em 2025 o 27º título na história do Carnaval de Santos – sete na era da batalha dos confetes (1947 a 1955) e 20 na fase desfile (a partir de 1956).
Sob chuva torrencial, que só caiu na Passarela do Samba Dráuzio do Cruz durante a apresentação da escola do Macuco, A Pioneira, como é chamada, trouxe o enredo “Peregrinos da Fé”, em referência à devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Também vão se apresentar na Festa das Campeãs outras escolas de Santos: União Imperial (vice-campeã do grupo especial em 2025), Padre Paulo e Vila Mathias (campeã e vice-campeã do grupo de acesso em 2025).
Se a programação da Festa das Campeãs conta com o sorteio da ordem dos desfiles de Santos para 2026, para os de São Paulo a ordem já está definida. O sorteio propriamente dito ocorreu em evento promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP) no último sábado, dia 17, na Fábrica do Samba, na capital.
Mais informações sobre a Festa das Campeãs clique aqui.
__