Sem categoria

Mauricio Pestana lança a série de livros Lendas e Deuses da África 

O jornalista e cartunista Mauricio Pestana lança nesta sexta-feira (26), em Salvador (BA), Lendas e Deuses da África – uma série de livros que têm prefácios de nomes como Lázaro Ramos, Simoninha e Margareth Menezes. Editado pela Nova Fronteira, o projeto tem apoio da Ktlka Africanidades e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Membro da direção do PCdoB São Paulo, Pestana foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura paulistana na gestão Fernando Haddad.

Mauricio Pestana

Na série, o autor conta, em linguagem lúdica, as lendas e os deuses trazidos pelos escravizados – que chegaram ao Brasil em porões de navios negreiros e hoje são parte fundamental da formação cultural e social da nação brasileira. Pestana diz ter se “debruçado” em pesquisas para o projeto por mais de dez anos.

“Este trabalho chega em um ótimo momento, uma vez que os relatos de intolerância religiosa têm chegado cada vez com mais força ao ambiente escolar principalmente nos níveis fundamental e médio”, afirma. Atual diretor executivo do Fórum Brasil Diverso, Pestana também preside o conselho editorial da revista Raça.

O lançamento de Lendas e Deuses da África acontece a partir das 19 horas desta sexta-feira (26), na Confraria do França (Travessa Lydio de Mesquita, 43, Rio Vermelho, Salvador). A sessão contará com apresentação do musical do cantor Robherval.