Este vídeo faz alusão ao derramamento de petróleo no Golfo do México, o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos. Demostra com ironia como os empresários da British Petroleum são "criativos" e "eficientes" para lidar com acidentes, causando uma bagunça maior do que se fossem tomadas medidas acertadas. Pegue um café e relaxe enquanto assiste ao vídeo.
A campanha publicitária da Nike, batizada de “Escreva seu Futuro”, custou milhares de dólares e demorou três meses para ser executada. O objetivo era fazer frente a sua principal concorrente, a Adidas, dona da Jabulani, polêmica bola da Copa. Dirigidas por Alejandro González Iñárritu, também diretor dos filmes 21 Gramas e Babel, as peças, longe de capitalizarem o sucesso dos jogadores para a empresa, só azararam os craques da Copa.
O ex-jogador da seleção, capitão do tetra, Dunga, se tornou um capítulo à parte ao rivalizar com a TV Globo durante os jogos da Copa da África do Sul. O técnico da seleção brasileira na copa de 1990, Sebastião Lazaroni, comenta o surgimento da era Dunga, na conquista da Copa América, em 1989, após 40 anos de jejum. Agora o Brasil está fora da Copa da África, desclassificado pela Holanda. A seleção volta para casa e o técnico já anunciou que a era Dunga acabou.
A Lei de Direitos Autorais, que esteve sob consulta pública até o último dia 28, é debatida no programa Brasilianas, apresentado por Luis Nassif. As leis que temos hoje remontam os anos 90 e não permitem a cópia nem para presevação. Veja a íntegra do programa:
"Educar seres humanos para incorporar as virtudes de todas as classe sociais, na medida em que a gente trabalha para superar estas classes, é um modo de garantir os mesmos direitos e condições de vida e trabalho digno a todos", diz Marcos Arruda, coordenador do PACS (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul), no oitavo episódio da série Cultura Viva, que vai ao ar todos os sábado na TV Vermelho.
Há muito tempo que no bairro de Soweto qualquer espaço vazio vira campo de futebol. Antigamente, o esporte servia como protesto, pois o futebol era considerado o jogo dos negros. O rugby era o dos brancos. Mas, hoje, a realidade é diferente. A realização da Copa do Mundo no país, mais do emocionar o mundo, está diminuindo a diferenças neste esporte e unindo uma nação.
Todo o Brasil para durante os jogos da seleção brasileira na África, quer dizer, quase todo o Brasil. Muitos trabalhadores são impedidos de ir para casa e acabam dando "aquele jeitinho" para não perder nenhum gol da equipe de Dunga durante a Copa do Mundo. Graças a tecnologia e muita criatividade, a engenharia está dando certo, garantindo fortes emoções para todos os brasileiros.
Durante entrevista, ao programa Roda Viva, a candidata à Presidência da República da situação, Dilma Rousseff (PT), enfrentou de frente o "bafáfá", criado pelo jornal Folha de S.Paulo, sobre um suposto dossiê articulado por ela contra o candidato da oposição, José Serra (PSDB). Ela exigiu que a Folha mostrasse as provas sobre dossiês. Informou que processou Serra e só não processou a Folha porque respeita o direito de resguardar a fonte.
Este é o primeiro ano no Brasil onde a internet poderá ser utilizada livremente na campanha eleitoral. Com muita criatividade e baixo custo são criado peças de campanha por eleitores que realmente pregam uma "peça". Aos moldes da campanha Cala a Boca Galvão agora o passaro ameaçado de extinção são os tucanos. Encontrar seu vice tem sido tarefa ingrata.
Recentemente o Haiti divulgou novas imagens do terremoto que assolou o país em janeiro deste ano. Câmeras internas do Palácio Presidencial de Porto Príncipe, capital do Haiti, registraram o tremor, de 7 graus na escala Richter, que deixou diversas pessoas sob os escombros. O vídeo de apenas um minuto dá uma dimensão do terror sofrido por todos os haitianos no momento do terremoto.
Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, lançado em 14 de maio, em São Paulo, fala dos principais desafios da nova entidade. Fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação, atuar na formação de comunicadores e investir em pesquisa são os principais objetivos da Barão. "Ainda conhecemos pouco o duplo poder da mída. Vamos precisar da ajuda de todos", define.
Veja o sétimo espisódio da série Cultura Viva, que vai ao ar todos os sábados na TV Vermelho, aborda o lugar da arte dentro da dimensão da cultura. Entre as reflexões dos entrevistados está a de Danilo Santos de Miranda, sociólogo e diretor regional do Sesc São Paulo: "quem, em nome da cultura popular, não admite o novo, o contemporâneo, quer guetizá-la".