Treze dias de Golpe: Catilinárias x Temerárias!

Diante das barbaridades que os golpistas estão fazendo no Brasil, as Catilinárias de Cícero poderiam perfeitamente ser substituídas por Temerárias e sintetizadas numa única frase: “Michel ‘Ventríloquo’ Temer, quem tu pensas que engana”?

As Catilinárias são 04 quatro célebres discursos do cônsul romano Marcus Tullius Cicero, pronunciados há mais de dois mil anos, contra o conspirador Lucius Sergius Catilina, militar e senador, que tentou derrubar a República Romana.

Em síntese, Cícero disse: “Até quando, oh Catilina, abusarás da nossa paciência? Não te dás conta que os teus planos foram descobertos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem tu pensas que engana?”.

A manchete “Em gravação, Jucá sugere pacto para deter Lava Jato” (FSP, 23.05.16) é auto explicável. Não deixa dúvidas quanto à motivação central para o golpe contra a presidenta Dilma: suspender / controlar as investigações de combate à corrupção, parar os programas sociais e retomar as privatizações de FHC/PSDB, interrompidas com a eleição de Lula e Dilma.

Apenas os “bobos da corte” e/ou os cínicos e vigaristas profissionais desconheciam ou fingiam desconhecer qual era o objetivo real do golpe. E nem poderia ser diferente. Levantamentos públicos indicam que há mais de 60 membros dos partidos que tramaram o golpe (PSDB, PMDB, DEM, PP, PR, PPS, SDR, PTB, etc.) diretamente envolvidos na operação lava jato e demais operações em curso, incluindo alguns presidentes nacionais desses partidos, como Jucá e Temer, PMDB; Aécio Neve, PSDB; Agripino Maia, DEM; e Ciro Nogueira, PP.

Seria preciso muita ingenuidade ou muito cinismo para não saber qual era a motivação real dessa gente. Isso explica o nervosismo e agressividade de setores médios de direita que estão expostos a esse vexame e não tem como se justificar para as pessoas que de boa fé foram mobilizadas por eles em defesa do golpe.

Em menos de 15 dias eles já expuseram e já encaminharam um volume de maldades que Maquiavel ficaria com inveja. E agora é desnudada a trama para parar as investigações.

A conspiração de Temer está escancarada e os seus objetivos mais ainda. Um presidente interino sem votos e sem prestígio é refém de todo tipo de chantagem fisiológica. Não teve ainda um dia em que ele não tenha que “desdizer” o que seus ministros dizem.

O PSDB, sem ganhar a eleição, assumiu o controle da economia, do comércio exterior e das relações internacionais, exatamente para executar a política externa que os Estados Unidos da América mandar. Os demais ministérios, incluindo Saúde e Educação, seguem a mesma lógica entreguista e privatista. Estamos regredindo aos anos 90.

Como se pode constatar, barbaridades econômicas e sociais, bem como a violência, têm sido a tônica desse “governo” contra os trabalhadores e o povo mais humilde. Por isso mesmo os protestos contra o governo golpista se multiplicam aqui e mundo afora.

No Eurolat (encontro de parlamentares europeus e da América latina) a delegação brasileira contra o golpe recebeu a solidariedade de dezenas de parlamentares de todos os países presentes e das mais variadas tendências político/ideológico.

Nem no prestigiadíssimo e cerimonioso festival de Canes os golpistas foram poupados. Cartazes denunciando o golpe no Brasil foram erguidos pelas atrizes Sonia Braga e Maeve Jinkings, pela produtora Emilie Lesclaux e pelo diretor Kleber Mendonça.

E no país vários prédios, em diversas cidades, foram ocupados em protesto contra o fim do Ministério da Cultura (MinC), cujo orçamento de 2,3 bilhões (0,08% do orçamento geral) revela que a preocupação da equipe de Michel ‘Ventríloquo’ Temer não é de natureza fiscal e sim de orientação doutrinária obscurantista mesmo.

A recriação do MinC por pressão popular é mais uma derrota dos golpistas que vivem um dilema básico: como levar adiante a pauta de maldades que eles pretendem executar sem provocar um caos social sem precedentes?

O povo continua na rua, porque razões não faltam. O golpe pode e deve ser derrotado.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor