A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Eron Bezerra

Professor da UFAM, Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Coordenador Nacional da Questão Amazônica e Indígena do Comitê Central do PCdoB.
Por que o governo nos insulta?

“Os servidores públicos são responsáveis, dentre outras extraordinárias contribuições, por quase 100% da pesquisa e da tecnologia desenvolvida no país; pela formação de milhares de profissionais em todas as áreas do conhecimento; pelo atenção à saúde, pela educação, pela assistência técnica a milhões de produtores rurais, segurança, inteligência, fiscalização, vigilância e a própria defesa do país.”

Ataques a autonomia universitária

“Um dos princípios fundantes da universidade brasileira é precisamente sua liberdade de cátedra e sua relativa autonomia administrativa e financeira, que se traduz no livre exercício do conteúdo programático das disciplinas e na eleição de seus cargos diretivos.”

Bem-vindos ao Monte Roraima

“Se você está disposto a enfrentar essa viagem mitológica de 70 km, incluindo subida, descida e o deslocamento para sítios de visitação, é preciso, todavia, enfrentar alguns desafios”

Um ano para não esquecer!

“Sem o que não tiraremos consequências do conjunto de recentes agressões contra o povo brasileiro”

O Capitalismo é incompatível com o Desenvolvimento Sustentável

“O Capital, observa “que na agricultura moderna, como na indústria urbana, o aumento da força produtiva e a maior mobilização do trabalho obtêm-se com a devastação e a ruína física da força de trabalho”.

Ataques a Amazônia: há limite para tanta estupidez?

As reiteradas manifestações de agressão do governo Bolsonaro à política ambiental como um todo e contra a Amazônia em particular parece não ter fim, o que nos leva a questionar se não há um limite para tanta estupidez, seja de natureza política, ecológica e mesmo econômica.

Por que a direita odeia a democracia?

"É preciso unir um campo político, o mais amplo possível, contra a extrema direita, tendo como questões essenciais a defesa da democracia e a nossa soberania".

Agressões ambientais & Politicagem

Num governo errático como o de Bolsonaro, a única certeza que se tem é que virão novos ataques contra os trabalhadores, contra o nosso patrimônio, a nossa soberania e o completo deboche no trato das questões ambientais.

Augusto Aras como PGR: por ironia, quem nomeou foi Moro e Dallagnol  

As conversas de Moro e Dallagnol, publicadas pelo Intercept e vários outros veículos de comunicação, revelam que eles cometeram tantas ilegalidades na condução da “lava-jato” que, além de terem comprometido o conjunto da dita operação, fragilizaram a tal ponto o Ministério Público Federal que possibilitou a nomeação de um Procurador Geral da República (PGR) fora dos padrões democráticos praticados nos últimos 20 anos.

E as queimadas continuam

Conforme eu previ no artigo Cerco sobre Amazônia (Vermelho, 27.08.2019) as queimadas tendiam a recrudescer em decorrência da política predatória do governo e do “veranico”, fenômeno meteorológico natural que se caracteriza por baixa precipitação e elevada evapotranspiração. Os dados atuais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) confirmaram essa assertiva. Indicam que o Brasil já ultrapassou 121 mil focos de queimadas, o maior índice desde 2013.

Amazônia: Ciência e Tecnologia contra o obscurantismo

Ao longo dos tempos tenho sustentado que não é possível desenvolvimento sem sustentabilidade e nem sustentabilidade sem desenvolvimento, na medida em que toda atividade econômica predatória levará, inevitavelmente, à rápida exaustão dos recursos naturais e, por outro lado, impedir que se use os recursos naturais significa condicionar a sociedade a uma vida de fome e privações. É a expressão do produtivismo x santuarismo.

O cerco sobre a Amazônia

O processo de ocupação da Amazônia tem sido disputado, ao longo dos tempos, por 3 correntes ideológicas básicas: produtivistas, santuaristas e sustentabilistas, embora, como é compreensível, boa parte dos reais operadores dessas correntes nem sempre tenham clareza teórica acerca disso.

1 2 3 38