Eduardo Campos morre em acidente de avião em São Paulo

Nesta quarta-feira (13), por volta das 10 horas, um jato particular caiu na zona urbana de Santos, litoral de São Paulo, com o candidato Eduardo Campos (PSB). O avião decolou do Rio de Janeiro em direção ao Guarujá, onde o presidenciável estava sendo aguardado em evento de campanha.

eduardo campos - Beto Barata/AE

A aeronave caiu em uma casa, ao lado de uma academia, na cidade litorânea. A suspeita é de que a causa do acidente tenha sido o mau tempo.

"Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente", diz a nota, assinada pelo brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Biografia

Neto do ex-governador Miguel Arraes, Eduardo Henrique Accioly Campos é filho da deputada e atual presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Ana Arraes, e do escritor Maximiano Campos. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde começou a atuar na militância política, como presidente do diretório acadêmico em 1985.

Avião caiu em bairro residencial de Santos

Participou da campanha de reeleição de Arraes ao governo de Pernambuco, se tornando o seu chefe de gabinete. Em 1990, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi eleito deputado estadual.

Chegou ao Congresso Nacional em 1994, eleito com 133 mil votos. No ano seguinte, foi secretário do governo e, em 1996, secretário da Fazenda. Foi reeleito em 1998 para a Câmara Federal, como deputado mais votado de Pernambuco, com 173.657 votos. Seu terceiro mandato como deputado federal veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo Lula.

Em 2004 assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia e, em 2005, assumiu a Presidência nacional de seu partido. No início de 2006, se licenciou do cargo para concorrer ao governo do estado, pela Frente Popular de Pernambuco, sendo eleito. Ele foi reeleito com 82,84% dos votos nas eleições de 2010.

Eduardo Campos é casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem teve cinco filhos.

PCdoB

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, falou ao Vermelho sobre essa tragédia. “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos e sinto-me consternado, pois ele, ao longo de sua trajetória política, sempre foi um aliado do PCdoB. Com o seu partido, o PSB, sempre tivemos, desde o tempo de Miguel Arraes e a Frente Brasil Popular, as melhores relações. Independentemente do caminho divergente da coalizão das forças progressistas, que Eduardo adotou na atual campanha eleitoral, seu nome ocupou um lugar importante e de destaque no quadro político brasileiro. Ainda jovem, era uma liderança que podia desempenhar um papel ainda maior na situação política nacional. Temos convicção, e estávamos empenhados nisso, de que era possível recompor as relações do nosso campo progressista com ele.”

O editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, declarou em sua conta no Facebook: “Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco e de todas as demais pessoas que o acompanhavam”.

Da Redação,
Com agências