Eliana Gomes: Sessão Solene homenageará os 33 anos da UJS

Há 33 anos, a União da Juventude Socialista (UJS) iniciava sua luta por direitos para a juventude, organizando-se em todas as regiões do Brasil. Em respeito a essa história, a Câmara Municipal de Fortaleza atende o requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) para realização de Sessão Solene em homenagem ao aniversário da organização juvenil, aprovado por unanimidade no plenário da Casa.

Eliana Gomes: Sessão Solene homenageará os 33 anos da UJS

Cinco militantes da UJS serão homenageados, são homens e mulheres com atuação destacada em cada segmento da juventude com o qual se comprometeram: Augusta Brito, Sarah Cavalcante, Miguel Silva (in memoriam), Ana Lúcia Viana e Carina Vitral.

Conforme Eliana Gomes, o movimento juvenil chega aos 33 anos como um dos principais espaços de participação da juventude na política e nas lutas sociais fundamentais para o avanço do país. “A UJS se consolidou como espaço fundamental para os jovens se organizarem, participarem diretamente da política e praticarem a democracia participativa, para que tenhamos um país mais justo e soberano rumo ao socialismo. E hoje a UJS é espelho de organização para outros movimentos que surgem com a proposta de montar espaço de intervenção da juventude na luta por direitos”, enfatiza a parlamentar comunista.

Homenageados

Deputada Estadual Augusta Brito

Nasceu em maio de 1976, no bairro Ellery, em Fortaleza. É filha de Augusto Brito (atual prefeito de Graça) e Gonçala Edilene de Paula Brito. Casada com Gadyel Gonçalves (Prefeito de São Benedito e atual Presidente da APRECE) e mãe de 03 filhos. Augusta cursou o Ensino Superior em Sobral, formando-se em Enfermagem, no ano 2000. Recentemente concluiu sua segunda graduação, tornando-se bacharela em Direito.

Em 2004, foi eleita prefeita do Graça, com 63% dos votos válidos. Foi reeleita em 2008 e, após cumprir seu segundo mandato, em 2012, foi nomeada Secretária de Educação de São Benedito, exercendo o cargo até 2014, quando se candidatou a Deputada Estadual, galgando a eleição com 50.849 votos. É a primeira mulher a ser eleita pelo PCdoB no Ceará para o cargo de Deputada Estadual.

Foi presidente da Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa, fazendo parte também de outras onze pastas. Augusta Brito ocupa agora a 4ª secretaria na Casa Legislativa. É também a primeira parlamentar do partido a assumir um cargo na Mesa Diretora. Depois de quase 30 anos, novamente uma mulher assume um cargo efetivo na Mesa.

Neste ano, assumiu a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A Parlamentar tem se destacado na luta pelos direitos das mulheres e da juventude. A Deputada Augusta Brito é uma grande parceira da UJS Ceará.

Sarah Cavalcante (Tesoureira Nacional da UJS)

É natural de Fortaleza – CE, filha de um ex-sindicalista e de uma dona de casa, é a caçula de quatro filhos. Iniciou a militância aos 20 anos participando ativamente do movimento estudantil universitário. Foi uma liderança estudantil na Universidade Federal do Ceará, onde participou do Centro Acadêmico de Design de Moda e foi Secretária de Organização do Diretório Central dos Estudantes. Participou do debate de políticas públicas para juventude através da sua atuação nos conselhos municipal e estadual de juventude.

Em 2013, foi eleita presidenta municipal da União da Juventude Socialista (UJS) de Fortaleza. Em 2014, foi eleita presidenta estadual da UJS Ceará, sendo a segunda mulher a presidir a organização no estado. Atualmente, Sarah é estudante de jornalismo, cumpre a tarefa de tesoureira nacional da UJS Brasil e é da direção estadual do Partido Comunista do Brasil no Ceará.

Miguel Silva (in memoriam)

O professor Miguel Silva nasceu em Ibiapina mas veio muito jovem para morar e estudar em Sobral. Filho de trabalhadores, desde muito cedo se ligou às lutas sociais, participando ativamente do movimento estudantil secundarista e, posteriormente, do movimento estudantil universitário. Foi uma liderança respeitada no movimento estudantil da Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde foi presidente do Diretório Central dos Estudantes e onde foi também Diretor da União Nacional dos Estudantes. Sua militância nas lutas populares o levou também à luta política, ingressando no Partido Comunista do Brasil – PCdoB. No PCdoB foi, durante quase duas décadas, um dos principais dirigentes municipais em Sobral, tendo sido Presidente do Comitê Municipal por cerca de uma década e tendo sido também, durante este período, membro do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará.

Desde cedo Miguel desenvolveu uma trajetória profissional ligada à educação. Professor concursado da rede municipal de ensino, submeteu-se em 2001 à seleção pública para gestores e, aprovado, foi Diretor da Escola Municipal Dinorah Ramos, localizada no mesmo bairro em que Miguel sempre morou em Sobral. Deixou a rede municipal de ensino apenas quando foi aprovado no concurso para professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Curso de Matemática, universidade onde já era servidor também através de concurso. Estudioso incansável, Miguel Silva graduou-se em Matemática pela UVA e fez Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Estava concluindo o doutorado em Educação Matemática na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, quando uma tragédia o arrancou do nosso convívio. Miguel estava nos últimos meses em Fortaleza, onde realizava nos arquivos da Secretaria de Educação Básica do Ceará e do Conselho Estadual de Educação parte da pesquisa para a conclusão da sua tese de doutoramento. Naquela cidade, um acidente de trânsito, uma colisão quando se encontrava parado em um semáforo, lhe tirou a vida. O que destacou sempre a trajetória do professor Miguel Silva foi a sua luta em defesa dos trabalhadores e pela educação de qualidade para os mais pobres.

O professor Miguel Silva foi um militante político e um militante da educação, e entendia essas duas dimensões como sendo uma só, a dimensão da luta por uma sociedade justa e igualitária. Quando da sua morte, as inúmeras manifestações de pesar demonstraram o quanto era querido e respeitado. Era um militante e era um folião, um ser dotado de imensa alegria e de imensa capacidade de luta. Não é exagero afirmar que, em Sobral, nas duas últimas décadas, onde havia luta social havia também o professor Miguel Silva, sempre presente. Sua morte prematura, quando afirmava-se como um quadro respeitado da Universidade Estadual Vale do Acaraú, foi uma perda enorme para todos os que fazem educação em Sobral.

Ana Lúcia Viana (Presidenta da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza)

Engenheira civil, fiscal de atividades urbanas de Fortaleza, participou da fundação da UJS, em 1984, e atuou na mesma até 1997. Militou nos movimentos estudantil, de mulheres, comunitário, ambientalista, e atualmente se organiza no movimento sindical dos fiscais, como presidenta da Associação dos Fiscais do Município – AFIM, nos servidores públicos municipais e nos engenheiros. Foi gestora do município de Fortaleza como Secretária Titular da Secretaria Executiva da Regional I.

Carina Vitral (Predienta Nacional da UJS)

Nascida em Santos (SP), a liderança estudantil feminista é a atual presidenta nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Foi diretora da União Nacional dos Estudantes em dois momentos: diretora de universidades públicas, de 2011 a 2013, e presidenta, de 2015 a 2017. Também foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, a UEE-SP, de 2013 a 2015, e membro do Conselho Municipal da Juventude de Santos.

Foi eleita presidenta da UNE durante o 54º Congresso da entidade, ocasião em que pela primeira vez na história da UNE, houve a transição do cargo de presidência entre duas mulheres. Durante sua gestão da presidência da UNE, encabeçou manifestações contrárias à redução da maioridade penal e do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lançou um estudo sobre a violência da ditadura militar contra estudantes, entre eles o ex-presidente da entidade Honestino Guimarães.

Na campo eleitoral, em 2016, foi candidata à prefeita de Santos, em que atingiu mais de 14 mil votos, ficando na segunda posição.

Assumiu a presidência nacional da UJS no último dia 11 de setembro, marcando uma nova fase da entidade, impulsionando-a para os desafios que estão por vir na nova conjuntura política.

Serviço

Sessão Solene em homenagem aos 33 anos da UJS

Sexta-feira (22/09), às 14h
Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro)