Candidatos à presidência do México começam processo eleitoral

Foi dada a largada para as eleições presidenciais no México. Os mexicanos vão às urnas no dia 1 de julho deste ano e os candidatos já fizeram suas inscrições para participar do processo.

López Obrador - Divulgação

O líder de esquerda, que tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, Andrés Manuel López Obrador, assim como o representante do Partido Ação Nacional (Pan), Ricardo Anaya, e o presidenciável do Partido Revolucionário Institucional (PRI), anunciaram oficialmente suas candidaturas.

Agora, a campanha eleitoral começa oficialmente no dia 30 de março, mas o panorama já está bem delineado com estes três candidatos disputando o topo. Segundo as pesquisas mais recentes, López Obrador, do Movimento de Renovação Nacional (Morena), lidera a disputa com cerca de 30% das opções de voto.

Já o conservador Ricardo Anaya, de 38 anos, conta com cerca de 20% das intenções. Seguido do ex-ministro, o governista José Antonio Maede que enfrenta a grande rejeição ao seu partido, o PRI, resultado da gestão desastrosa do presidente Enrique Peña Nieto.