Sem categoria

Comitê eleito do PCdoB-ES faz sua 1ª reunião e elege Comissão Política

Após quase seis meses da realização 18ª Conferência Estadual, o Comitê Estadual eleito do Espírito Santo realizou sua primeira reunião para eleger sua Comissão Política Estadual. A reunião aconteceu após 83 dias de intervenção preventiva, dispositivo esta

Os dirigentes eleitos foram:  Adriana da Silva – Viana, Anderson Chagas – Vitória, Anderson Falcão – Vila Velha, André Nardoto – São Mateus, Antônio Carlos Vivaldi – Vitória, Carlos Alberto Fioroti – Vitória, Eduardo Nascimento – Vila Velha, Elídio Dias dis Santos – São Mateus, Elio Ramires Garcia – Colatina, Iran Caetano – Vila Velha, José Carlos Coutinho – Cariacica, Júlio Lisboa – Vitória, Maria da Penha Frinhani – Vila Velha, Maurício Vilela – Vila Velha, Mídia Rosa da Silva Fraga – Guarapari, Nodir Colombo – São Gabriel da Palha, Paulo Teixeira – Vitória, Pedro Fagundes – Cachoeiro, Renata Luz – Vitória, Ricardo Santana Tristão – Vitória, Ronaldo Barbosa – Cachoeiro, Samuel Pereira Leonor – Viana, Vilmar Gomes Teixeira – Pinheiros, puderam finalmente tomar posse e realizar sua primeira reunião em clima de muita expectativa.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vitória. Com a presença de dois dirigentes nacionais: André Bezerra, da Comissão de Organização do Comitê Central e Altamiro Borges (Miro), secretário nacional de Comunicação do PCdoB.

A reunião teve início com a fala do Miro sobre a atual conjuntura onde destacou que o grande desafio atual é impedir que o país volte para as mãos das forças conservadoras e neoliberais e garantir que a luta pelas mudanças prossiga sob a direção das forças políticas avançadas. Chamou atenção sobre o problema da cláusula de barreira e da necessidade do PCdoB aumentar sua votação nacional, e que o PCdoB do Espírito Santo precisa estar à altura desta histórica batalha. E que a reeleição de Lula é a continuidade do avanço das forças democráticas na América Latina, e um revés pode interromper este novo ciclo. Destacou a avanço de Lula nas pesquisas, que causa nervosismo na direita. Destacou as conquistas do governo e fez comparações com o governo traidor de FHC, porém fez questão de frisar sobre o conservadorismo da política macroeconômica que levou o Brasil a um dos mais baixos crescimento das Américas. Um intenso debate ocorreu após a explanação inicial do Dirigente Nacional.

Após os debates, Miro apresentou a Resolução da Comissão Política Nacional (clique aqui para ver a íntegra da resolução) que reconhece a 18ª Conferência Estadual, seu Comitê Eleito e suas decisões. Mas destacou a necessidade de aglutinar o partido e que nesse processo, em especial, o Comitê Estadual deve tirar lições da intervenção, ocorrida em decorrência da lógica faccionista que vem regendo a vida do Partido no Estado.

No final foi aprovada a realização de Conferência Extraordinária a ser realizada junto com a Convenção Eleitoral (dispositivo do estatuto novo). A conferência irá debater e aprofundar o balanço político e organizativo do partido, o plano de trabalho, o projeto eleitoral e composição da direção. Tem o intuito de envolver toda a militância na tarefa de aglutinar o partido, em torno de seu projeto político e debater o projeto eleitoral. A reunião aconteceu em clima de muita satisfação. Todas as intervenções eram seguidas de palmas.

Após debates foi eleita a nova Comissão Política Estadual, tendo como presidente Anderson Falcão e secretário de Organização Maurício Vilela, também integram a CPE os dirigentes Beto Fioroti, Antônio Carlos Vivaldi, Anderson Chagas, Eduardo Nascimento, Ricardo Tristão, Adriana Silva e Iran Caetano. Sendo que as reuniões da CPE serão abertas, e principalmente os dirigentes estaduais que residem na Grande Vitória estão convidados a estarem presentes em todas as reuniões da CPE para contribuir com o debate.

Os desafios da nova CPE expressos na reunião e destacado pelos dirigentes nacionais são de preparar uma exitosa Conferência onde não haja exclusões, garantindo iguais direitos e deveres para todos os militantes e preparar um projeto eleitoral viável.

Com o encerramento da reunião, a CPE eleita já fez sua primeira reunião e marcou a data da Conferencia/Convenção eleitoral para 09 e 10 de junho e aprovou um calendário de trabalho, indicando responsabilidades, sendo:

* 19 de Março (domingo) às 9h na sede do Comitê Municipal de Vila Velha, fará sua primeira reunião com a seguinte pauta: Apresentação de documentos e debate sobre o Projeto Eleitoral (Anderson Falcão), Balanço e Plano de Trabalho (Maurício e Beto), Regimento Interno (Maurício), Definição das Funções para cada dirigente da CPE;

* 08 de Abril (sábado) às 9h, na Câmara Municipal de Vitória, Reunião do Comitê Estadual para discussão e aprovação das propostas de Projeto Eleitoral, Balanço e Plano de Trabalho e Regimento Interno.

Anderson Falcão
Presidente do Comitê Estadual