Sem categoria

Perpétua (PCdoB-AC) quer o ex-tucano Ivo Cassol depondo à CPI da Biopirataria

O governador de Rondônia, Ivo Cassol (ex-PSDB e atualmente no PPS), poderá ser interpelado pela CPI da Biopirataria para explicar a retirada ilegal de madeira numa propriedade privada no Estado do Amazonas, pertencente ao empresário Ricardo Stoppe Junior.

Esta semana, o empresário Stoppe Júnior prestou depoimento à CPI a convite da deputada Perpétua, que denunciou o caso no passado à CPI. Ela solicitou o depoimento do empresário e afirmou que os fatos são muito comprometedores. Ela também pretende apresentar requerimento para que integrantes da CPI visitem a região e realizem audiência para ouvir o governador de Rondônia sobre o caso.

A denúncia envolve o governador de Rondônia. Segundo os fatos que chegaram à CPI, Ivo Cassol teria entrado numa propriedade privada no Amazonas, utilizando a Polícia Militar de Rondônia para retirar madeira ilegalmente. O que teria chamado a atenção dos membros da CPI foi a suspeita de que a madeira retirada ilegalmente teria utilizado Autorização de Transporte para Produto Florestal (ATPFs) falsas e algumas guias em branco. Na ocasião, jornais de Rondônia publicaram a possibilidade de ter saído do Acre os citados documentos falsificados. No entanto durante a Operação Curupira, da Polícia Federal, os envolvidos foram presos sem resvalar especificamente no caso.

Segundo a deputada, há denúncias de que na localidade de Vista Alegre do Abunã (RO) um dono de restaurante teria vendido essas ATPF´s. Ainda segundo a parlamentar, há indícios de que assessores do governador Ivo Cassol estariam envolvidos.

A Agência Câmara noticiou esta semana que “Stoppe Junior acusou assessores de Ivo Cassol de apresentarem uma escritura falsa para declarar que a terra era do governo. O empresário conseguiu na Justiça ganhar a reintegração de posse da área, o que impediu o início da construção de uma hidrelétrica. ‘A Justiça pediu ainda um estudo de impacto ambiental por causa da grande devastação na região, onde cerca de 40 quilômetros de floresta nativa foram derrubados’, contou. Segundo o empresário, a madeira foi vendida ilegalmente. Stoppe Junior afirmou que recebeu muitas ameaças à sua vida e a sua família”, dizia a nota jornalística.

Para a deputada Perpétua, “o interesse na invasão das terras no Amazonas seria não só o de retirar a madeira, mas, principalmente, construir uma hidrelétrica para a venda de energia elétrica na região, já que existem cachoeiras nas terras do Ricardo Stoppe”. A parlamentar salientou ainda que requereu junto à CPI da Biopirataria a presença do Secretario de Segurança Pública, dos assessores, do governador de Rondônia, do chefe do cartório (onde as terras estão registradas, já que eles tentaram falsificar escrituras públicas), e do filho do governador, Ivo Cassol Junior.

Essas oitivas, segundo a deputada, ocorrerão em questão de tempo, já que foi aprovada pela CPI autorização para diligências em Rondônia e no Amazonas, faltando apenas decidir a data mais apropriada.

Fonte: Pagina 20