Sem categoria

Cosmonauta Pontes: Visão do Brasil é impressionante

O cosmonauta brasileiro Marcos César Pontes conversou domingo, pela primeira vez, com a coordenação de imprensa da Missão Centenário. Para a assessora Vera Canfran, ele disse que a visão do Brasil o impressionou muito. Quando viu o país pela primeira vez

O cosmonauta brasileiro Marcos César Pontes conversou domingo, pela primeira vez, com a coordenação de imprensa da Missão Centenário. Segundo a assessora de imprensa da missão, Vera Canfran, ele disse que "está muito animado com a viagem".

 

 

A assessora perguntou a Pontes o que passou pela cabeça dele na hora do lançamento da nave Soyuz. O cosmonauta respondeu que, primeiro, pensou no equipamento que estava levando para as experiências, mas que, em seguida, lembrou-se das pessoas que o ajudaram a estar na Estação Espacial Internacional (EEI), principalmente a família. "Senti uma sensação bastante grande de paz quando vi o Brasil pela primeira vez, durante o dia. Senti bastante orgulho", afirmou. Vera Canfran perguntou também se dava para ver o Brasil à noite e Pontes disse que sim, que é possível ver os contornos e todo o litoral.

 

 

O cosmonauta afirmou ainda que havia prometido ao país levar a Bandeira Nacional para o espaço e que agora pode dizer que conseguiu cumprir a missão, com a ajuda da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de outras pessoas. Sobre o que havia achado de mais curioso e divertido, respondeu que todo o vôo. "O vôo inteiro. São muitas sensações novas e senti especialmente a importância do apoio da tripulação. Não dá para descrever em uma linha".

 

 

O cosmonauta lembrou que a visão do Brasil o impressionou muito e quando viu o país pela primeira vez, estava passando sobre o Golfo do México, quase em Cancun. "Só vi um cantinho e senti muito orgulho de ser brasileiro". Outra pergunta da assessora de imprensa da Missão Centenário foi se Marcos Pontes tinha conseguido dormir nessa noite e ele disse que não dá para ter idéia. "Não dá vontade de dormir". Acrescentou que só quando se lembra do Brasil e da família é que consegue.

 

 

Ao final da primeira conversa, Pontes garantiu que está cem por cento adaptado ao espaço.

 

 

Fonte: Agência Brasil