Bancários vencem braço-de-ferro contra Santander

Não haverá mais demissões em massa no Santander Banespa. Em reunião com representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a diretoria do grupo anunciou, na tarde desta quinta-feira (06/04), que dei

No fim de 2005, o banco cortou 600 trabalhadores, mas se comprometeu a não enxugar mais o quadro de funcionários, a não ser por critérios de desempenho. Apesar da promessa, houve novo corte — de cem bancários — na semana passada. A categoria se mobilizou, realizando atos em sete agências paulistas e forçando o banco a abrir negociações. A reunião de hoje não garantiu apenas a interrupção do processo de demissão em massa. Diretores do grupo garantiram que, até a próxima semana, vão rever os cortes já efetuados.

“A Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho proíbe demissões injustificadas”, diz Camilo Fernandes, funcionário do banco e diretor do sindicato. “Que essa premissa seja aplicada pelos bancos no Brasil, já que o setor não tem nenhuma razão para dispensar trabalhadores”, completa o presidente da entidade, Luiz Cláudio Marcolino.