México: Obrador cai mas mantém liderança nas pesquisas

O candidato de centro-esquerda para a presidência do México, Andrés López Obrador, mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto, apesar de ter perdido quatro pontos. Segundo pesquisa do jornal Mil&ec

O conservador Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN) do presidente Vicente Fox, e o centrista do Partido Revolucionário Institucional (PRI) Roberto Madrazo, estão empatados com 31%, segundo o estudo da empresa Demotecnia publicado no jornal Milenio a menos de três meses das eleições que acontecerão dia 2 de julho. Madrazo cresceu um ponto percentual nas intenções de voto, enquanto Calderón empatou com o candidato do PRI depois de subir dois pontos nas pesquisas eleitorais.

As intenções de voto para Obrador podem ter caído por causa da campanha do medo promovida por seus oponentes, patrocinada pelos setores conservadores do país, que têm o apresentado nas propagandas televisivas como "um perigo para o México", além da associação constante que fazem com o presidente venezuelano Hugo Chávez. A embaixada venezuelana no México estuda fazer uma queixa perante o governo de Fox.

Obrador e Fox também têm protagonizado bate-bocas públicos através da mídia. E isso também pode ter contribuído com a redução das intenções de voto no ex-prefeito. Enquanto Fox chama Obrador de "demagogo populista", o candidato classifica o presidente de "chachalaca", ave que emite um ruído estridente.

A campanha de Obrador tem organizado diversos atos massivos. Recentemente, um deles, no centro histórico da capital do México, reuniu cerca de 100 mil pessoas. As principais bandeiras do ex-prefeito da capital são seu compromisso com os pobres e medidas de austeridade. Ele promete reduzir pela metade o salário presidencial e aposentar a suntuosa residência oficial do presidente. Sua plataforma inclui ainda extensão à escala nacional dos programas sociais que implantou ao administrar a Cidade do México.

Da Redação
Com agências.