Sem categoria

PCdoB/BA homenageia Ana Montenegro

A advogada e militante comunista Ana Montenegro morreu aos 90 anos em Salvador no último dia 30/3 em função de agravamento de quadro infeccioso. Ana Montenegro era filiada ao Partido Comunista Brasileiro(PCB) desde 1944 e permaneceu com

A advogada cearense Ana Lima Carmo ao chegar à Bahia em 1944 participou  da primeira invasão da cidade, Corta Braço. Fundou em 1945 a União Democrática de Mulheres da Bahia, quando a luta feminista se iniciava no mundo, e integrou a Federação das Mulheres do Brasil, além de dirigir a Frente Nacionalista Feminina na década de 50. Adotou  o sobrenome Montenegro na década de 50  e passou a assinar matérias no Correio da Manhã, Imprensa Popular  e em jornais editados pelo PCB a exemplo do Seiva e Momento Feminino. Durante o período do golpe militar deixou o País e no exílio  integrou a Comissão da América Latina pela Federação Democrática Internacional das Mulheres.Voltou ao Brasil em 1980 após a anistia. Em 1985 integrou o 1º Conselho Nacional dos Direitos da Mulher  e o Conselho Municipal da Mulher de Salvador. Ana publicou vários livros entre eles Ser ou Ser feminista(1981); Mulheres-Participação nas lutas populares(1985); Esterilização, Contracepção e Efeitos Demogáficos; e Mulher e Constituinte.
Pela sua atuação política, Ana recebeu o título de Cidadã de Salvador e de Cidadã Baiana.A Câmara dos Deputados lhe conferiu o título de Mulher Cidadã  e em 2002 recebeu o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos do Governo Federal. Foi indicada com outras 51 brasileiras para integrar a lista das “1000 mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005”. Sua atuação durante seis décadas na política partidária e nos movimentos sociais  fazem de Ana uma mulher que deve ser admirada pelos que lutam por uma sociedade justa e fraterna .

O Partido Comunista do Brasil saúda a vida de Ana Montenegro que morreu  acreditando no ideal socialista.