Sem categoria

Abbas condena ataques israelenses que mataram 14 pessoas

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o gabinete do governo liderado pelo grupo de resistência islâmica Hamas condenaram de maneira veemente os ataques aéreos israelenses contra a Faixa de Gaza, que deixaram 14 mortos entre

Seis palestinos morreram nesta madrugada quando aviões israelenses não pilotados lançaram mísseis contra campos de treinamentos de guerrilheiros no povoado de Khan Yunes, ao sul da Faixa de Gaza. Os demais falecidos, entre eles uma menina de 7 anos, morreram em diferentes ataques contra a cidade de Rafah, e outros alvos da Faixa de Gaza. Nabil Abu Rudeineh, porta-voz do presidente da ANP, disse que Mahmoud Abbas tinha decidido mandar uma carta urgente ao Conselho de Segurança da ONU solicitando a realização de uma sessão especial para debater a situação na Faixa de Gaza. "Esta óbvia escalada (dos ataques) israelenses contra os palestinos é muito perigosa para o processo de paz e a realidade no terreno indica o pior", afirmou Abu Rudeineh.

 

 

O porta-voz do presidente da ANP lamentou também que a ofensiva israelense provocará "mais problemas e mais violência" e conduzirá a "resultados mais perigosos". Enquanto isso, Ghazi Hammad, membro do gabinete do Ggverno condenou os três ataques israelenses de sexta-feira e sábado. "Nós como governo somos mais fortes que o ''establishment'' militar da ocupação israelense" afirmou Hammad. "O gabinete está enviando uma mensagem ao mundo que aqui está o Israel que pretende ser democrático e respeitar os direitos humanos", acrescentou. Hammad lembrou que, ao invés de isolar o governo palestino e bloquear a ajuda financeira, deveria isolar Israel por sua ocupação e suspender os fundos de ajuda ao governo hebraico.

 

Com agências