Jussara Cony participa das comemorações do aniversário de Riozinho

A deputada Jussara Cony (PCdoB) esteve presente no sábado (8) nas comemorações dos 18 anos do município de Riozinho. Às 11h, participou da abertura oficial, junto ao prefeito Antônio Colombo, secretários e demais autoridades.

As comemorações de Riozinho em Festa se encerraram no domingo (9) e, durante os dois dias, teve mostra industrial, comercial e de produtos fitoterápicos, além do tradicional baile do chope.

O Fórum pela Vida – Projeto Plantas Vivas , coordenado por Jussara Cony esteve presente com um estande divulgando suas ações, desde a sua criação, em 1998, visando à construção de uma Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. Jussara Cony, na abertura, noticiou que, até o final do mês de abril, essa importante política pública deverá ser assinada pelo presidente Lula. No início do mês, todos os ministros das Pastas relacionadas assinaram o projeto.

Segundo Jussara Cony a instituição, pelo governo Lula, de uma Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos, é uma significativa contribuição para um Brasil soberano, com desenvolvimento, saúde, qualidade de vida e participação popular.

Riozinho é um município localizado a 115 quilômetros de Porto Alegre, incluído dentro de uma das áreas com maior valor ecológico no Planeta, "As Reservas da Biosfera da Mata Atlântica", declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

No município, desde 1996, existe o Programa Farmácia Viva – Projeto Carqueja, desenvolvido em parceria com Unisinos e a prefeitura local.  Segundo a bióloga Virgínia Koch, coordenadora do projeto Carqueja e uma das coordenadoras regionais do Fórum pela Vida, a proposta do projeto é resgatar a cultura do uso de plantas medicinais e transformá-las em medicamentos fitoterápicos. A comunidade aprendeu a preparar pomadas, xaropes, elixires e tinturas a partir de ervas características da região.

De Porto Alegre,
Denise Campão