Sem categoria

Santos é campeão em SP; Botafogo ganha no RJ e Grêmio no RS

O Santos conquistou o título do Campeonato Paulista de 2006 depois de vencer a Portuguesa neste domingo por 2 x 0 no estádio da Vila Belmiro. A equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo fez 43 pontos na competição de pontos corridos, um a mais qu

Com a Vila lotada, o Santos pressionou desde o início e marcou no primeiro tempo com Cléber Santana e Leonardo, contra, ambos de cabeça. O último título paulista do Santos tinha acontecido em 1984. No Rio de Janeiro, o Botafogo é o campeão. O time alvinegro venceu o Madureira por 3 x 1 e ficou com a taça.

O campeão gaúcho é o Grêmio, que empatou em 1 x 1 com o Internacional. Jogando fora de casa, o time tricolor evitou que o rival fosse pentacampeão estadual. Como havia assegurado empate por 0 a 0 na partida de ida, no estádio Olímpico, o Grêmio conquistaria o título em caso de um novo placar igual, desta vez com gols. O Internacional esteve perto do título gaúcho. Aos 13min da etapa final, Bolívar ajeitou para Fernandão, que chutou cruzado e abriu o placar. O herói do título do Grêmio foi o atacante Pedro Júnior, que entrou no lugar de Ramon, no segundo tempo. Após cobrança de falta de esquerda, o atacante desviou de cabeça e fez o gol do título.

 

Ceará e Goiás e Pernambuco


O Ceará é o campeão cearense de 2006. Depois de três anos vendo a hegemonia do Fortaleza, o Alvinegro venceu neste domingo o rival por 1 a 0 (já havia ganhado a primeira partida da decisão, (também por 1 a 0) e chegou ao seu 34º título estadual. O gol do Vozão foi marcado pelo ex-atacante tricolor Vinícius. Apesar de o Fortaleza precisar da vitória para levar o jogo para a prorrogação, foi o Ceará quem partiu para cima do rival. Comandado por Reinaldo Aleluia, que teve ótima atuação, o Vozão foi sempre melhor na primeira etapa. Só não abriu o marcador antes do intervalo porque o próprio Aleluia perdeu gol feito e o goleiro Maizena fez grande defesa em cobrança de falta de Arlindo Maracanã.

Sem opções, o Tricolor partiu para cima do Ceará no segundo tempo. No entanto, os artilheiros Finazzi e Rinaldo e os meias Igor (ex-Flamengo) e Vélber (ex-São Paulo) não estavam em tarde inspirada e eram facilmente anulados pela defesa do Vozão, que tinha em Preto "Arranha-Céu" sua principal figura. Jogando com inteligência, o Ceará aproveitava o desespero do adversário e jogava no contra-ataque. Foi assim que, aos 29, Vinícius aproveitou boa jogada de Jorge Henrique e fez o gol que deu o título ao Ceará. O Goiás é campeão goiano de 2006. A equipe esmeraldina fez 1 a 0 no Atlético-GO por 1 a 0, neste domingo, no Serra Dourada, balançando a rede pela única vez nos e chegou aos 21° título estadual. O gol da vitória foi marcado por Nonato, que substituiu o atacante Souza no decorrer da partida, aos 12min do segundo tempo. O primeiro jogo havia terminado empatado por 0 a 0.

O Sport se sagrou campeão Pernambucano ao vencer o Santa Cruz nas cobranças de pênaltis por 5 a 4, no estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE). A partida havia terminado em vitória do Santa Cruz em 1 a 0. O dramático gol do time dos visitantes saiu aos 46min da etapa final. Lecheva cobrou escanteio e Neto completou de cabeça para o fundo do gol. O primeiro jogo havia terminado em vitória do Sport por 2 a 1.

 

Santa Catarina, Paraná e Pará

 

O Figueirense é campeão catarinense de 2006. O time alvinegro derrotou o Joinville por 3 a 0, neste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, conquistando o 14° título estadual da história. De quebra, o time ratificou a hegemonia em Santa Catarina no século 21, conquistando quatro dos seis títulos catarinenses disputados. Precisando vencer, já que havia sido derrotado por 2 a 1 para o rival na primeira das partidas decisivas, o Figueirense contou com o apoio da torcida para chegar ao resultado. Cícero abriu o placar aos 34min do primeiro tempo, aproveitando uma falha do goleiro William. No segundo tempo, brilhou a estrela de Soares, que ratificou a conquista com dois gols – um aos 24min e outro aos 46min da etapa final.

 

 O Paraná Clube quebrou a seqüência dos rivais Atlético-PR e Coritiba e conquistou o título estadual após jejum de nove anos. A equipe tricolor empatou com a Adap por 1 a 1, no Pinheirão, e comemorou o título por ter vencido o primeiro jogo, em Maringá, por 3 a 0.  Esse foi o sétimo título estadual do Paraná Clube. A equipe surgiu no final dos anos 80 após uma fusão entre Pinheiros e Colorado. Após o primeiro tempo sem gols, a Adap saiu na frente aos 12min do segundo tempo. Warlley recebeu na área, dominou no peito e chutou forte no gol de Flávio. No entanto, o Paraná, que podia perder por até dois gols de diferença, minou as pretensões da Adap aos 19min. Em cobrança de falta, Marcelinho empatou o placar. O Paraná ainda teve chances de virar o placar na seqüência, mas os atacantes do time tricolor erraram a pontaria ou pararam nas boas defesas do goleiro Fábio.

O Paysandu derrotou a Ananindeua por 4 a 1, nos pênaltis, no Mangueirão, e conquistou o bicampeonato paraense. Por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, o Papão precisava apenas de um empate para garantir o título, o que acabou não acontecendo, já que a Ananindeua venceu por 3 a 2. Com o resultado, o técnico Ademir Fonseca, recém-contratado pelo Paysandu, torna-se campeão após comandar o time em apenas uma partida.

 

 

 

Com agências