Sem categoria

Amplo ato político marca lançamento da pré-candidatura de Jandira ao Senado

Um representativo ato político marcou o lançamento da pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) ao Senado Federal no dia 10. Personalidades, senadores, prefeitos, deputados, além de dirigentes do PT e do PSB, mo

No ato, que lotou o plenário e a galeria da Câmara Municipal do Rio, estiveram presentes os senadores Leomar Quintanilha (PCdoB/TO) e Marcelo Crivella (pré-candidato a governador pelo PRB/RJ), os prefeitos de Niterói e de Nova Iguaçu, Godofredo Pinto (PT) e Lindberg Farias (PT), respectivamente, os deputados federais Denise Frossard (PPS), Paulo Baltazar (PSB) e Alexandre Cardoso (presidente estadual do PSB), o presidente do PT/RJ, Alberto Cantalice, o pré-candidato a governador pelo PT, Wladimir Palmeira, o deputado Edmilson Valentim (PCdoB) e o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima. Também participaram da mesa a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, o vereador do PCdoB/Rio, Fernando Gusmão, e a Secretária Estadual de Mulheres do PSB, Marta Rocha.

Para Ana Rocha, “o objetivo do PCdoB é construir junto com as forças progressistas uma aliança capaz de barrar a ofensiva da direita e impedir um retrocesso para o Brasil. O estado do Rio de Janeiro, pela importância que tem no cenário nacional, sempre interferiu nas disputas. Também aqui o PCdoB tem contribuído no avanço nacional e é justamente sob a bandeira da unidade que o PCdoB apresenta o nome de Jandira como pré-candidata ao Senado”.

Segundo o senador Crivella, “Jandira é uma mulher de fibra. Desejo do fundo do meu coração que a sua candidatura seja coroada de muito êxito, que possa ir para ruas inspirar os nossos eleitores contra esse terremoto de corrupção da política brasileira, embora eu saiba que a senhora namora comigo, mas deve casar com o Wladimir”, brincou no final.

Denise Frossard criticou a baixa representação das mulheres, tanto na Câmara Federal como no Senado. Para ela, o Senado ganhará em qualidade com a eleição de Jandira. “Desejo todo o sucesso pelo valor que você dará ao estado do Rio”, declarou a deputada.

O pré-candidato Wladimir Palmeira afirmou que “nós do PT defendemos uma coligação de esquerda e temos condições de ganhar o governo do estado. O governo Garotinho está em declínio e o prefeito do Rio, Cesar Maia, colocou um cara (referindo-se ao secretário de Obras do município Eider Dantas) de segundo time para disputar a primeira divisão. A candidatura de Jandira ajuda o governo Lula a avançar”.

Em seu discurso Jandira Feghali disse que há muito tempo “não encontrava uma mesa com essa representação no estado do Rio. Isso é uma festa democrática. E essa representatividade se deve a respeitabilidade conquistada pelo PCdoB. Essa candidatura não será fácil, apesar de uma pesquisa ser amplamente favorável a mim. Nossa grande responsabilidade é impedir que o tucanato-pefelista reassuma o poder neste País. Queremos o Senado para lutar com o povo contra o capital financeiro. Vamos pra ofensiva política e vamos ganhar essa eleição”.

Enviaram mensagens de apoio à pré-candidatura de Jandira ao Senado, o arquiteto Oscar Niemeyer, a atriz Fernanda Montenegro e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), entre outros. Também foram ao ato o secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luis Fernandes, o vereador do PCdoB/Nova Iguaçu, Fernando Cid, a juíza Salete Macaloz, a deputada estadual Heloneida Stuart (PT), o diretor da Ancine, Manoel Rangel, além de diversas lideranças políticas, sindicais, estudantis e femininas. Jandira também recebeu um buquê de flores da UBM.