Sem categoria

Livro narra a vida de militante comunista.

Será lançado hoje, segunda-feira, dia 10, às 17h30, o livro “O sapateiro militante José Peba Pereira dos Santos”, no Auditório do Sebo Cultural, localizado na Avenida dos Tabajaras em João Pessoa.
O livro de a

Será lançado hoje, segunda-feira, dia 10, às 17h30, o livro “O sapateiro militante José Peba Pereira dos Santos”, no Auditório do Sebo Cultural, localizado na Avenida dos Tabajaras em João Pessoa.
O livro de autoria da Professora Bernadete Wrublevski Aued coordenadora geral do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, da Universidade Federal de Santa Catarina, narra a vida de José Peba Pereira dos Santos, militante comunista e ex-vereador campinense na década de 80.
Editada pela Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba, a obra analisa a trajetória biográfica de José Peba e de acordo com a autora, que é professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, trata-se de um produto de pesquisa sociológica sobre a interface da condição operária, profissional, desemprego e estratégias coletivas.
Para ela, o livro tem uma grande importância não apenas para Campina Grande, mas para toda a região. “Através da memória dele é possível registrar um momento, extremamente, importante das lutas dos trabalhadores. Sua trajetória explica a luta de todos os trabalhadores organizados.” Bernadete Aued ressalta ainda que a obra é uma homenagem a um passado de lutas, que precisa ficar registrado para que os jovens conheçam um pouco da verdadeira história.
No ato de lançamento do livro em campina Grande, “Peba” agradeceu emocionado a homenagem, “Quando eu falo, falo em nome dos trabalhadores da minha terra. Não me esqueço da minha classe, porque sou filho de classe operária”, disse entre lágrimas.
A obra também será lançada em São João do Cariri no próximo dia 6 de maio, às 9h, na Sede do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano (Sobrado dos Árabes).