Vantagem de Alckmin sobre Lula em SP cai 10 pontos

Pesquisa do Datafolha revela que o presidenciável tucano perdeu sete pontos no seu maior reduto eleitoral de março para abril, enquanto Lula subiu três.

A pesquisa Datafolha realizada nos últimos dias 6 e 7 revela que a vantagem que o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) tem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no seu principal reduto eleitoral – o estado de São Paulo – diminuiu 10 pontos percentuais de março para abril. Na pesquisa anterior do instituto, feita nos dias 16 e 17 de março, Alckmin tinha 16 pontos de diferença sobre o presidente no estado (48% contra 32%). Neste último levantamento, essa distância caiu para seis pontos: a taxa de intenção de voto em Alckmin recuou para 41%, enquanto a preferência por Lula cresceu para 35%.

A maior perda de Alckmin ocorreu no interior paulista, onde o tucano caiu de 50% para 41%, enquanto o petista subiu de 27% para 36%. Na região metropolitana, tanto Alckmin quanto Lula tiveram quedas, mas a variação do tucano foi mais acentuada (Alckmin passou de 46% para 42%, e Lula, de 36% para 33%). Na capital, os dois oscilaram para baixo (dois pontos no caso do ex-governador, e um no do presidente).

O tucano perdeu sete pontos em seu estado, contra cinco na região Sudeste (caiu de 32% para 27%) e três no país (passou de 23% para 20%). Na pesquisa anterior, Alckmin ainda usufruiu de um momento bastante favorável para sua candidatura, no qual ele tinha boa exposição na mídia em razão do anúncio de sua candidatura a presidente. De lá para cá, essa exposição cedeu espaço a uma imagem negativa, principalmente com as denúncias de corrupção no seu governo.

Voto

A pesquisa também mostra que, para desgosto da oposição, a percepção do cidadão sobre as denúncias de corrupção no governo não têm a reação que a mídia e a oposição gostariam. Dos eleitores que acreditam na existência de casos de irregularidades na administração federal, 34% pretendem votar em Lula, contra 23% que preferem Alckmin.

E 21% dos eleitores que acreditam que Lula tem “muita responsabilidade” nas irregularidades afirmam que votarão no presidente em outubro, assim como 40% dos que acham que o presidente tem um pouco de responsabilidade nesses fatos.

PT-PSDB

O levantamento do Datafolha aponta ainda que uma parcela significativa do eleitorado de Lula pode votar no ex-prefeito paulistano José Serra (PSDB) para governador do estado. Dos adeptos do presidente, 42% planejam votar no tucano para governador, contra 33% que preferem a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Quando Aloizio Mercadante é o candidato do PT, o tucano alcança 45%, contra 25% do petista.

A mesma intersecção aparece, embora em menor grau, no eleitorado de Serra: 56% dos eleitores do ex-prefeito planejam votar em Alckmin para presidente, mas 26% devem votar em Lula.

Da Redação
Com informações do Datafolha