'Granma' publica ''síntese biográfica'' de René Préval

Por motivo da visita a Havana do presidente eleito do Haiti, René Préval, o diário cubano Granma, órgão do Comitê Central do PC de Cuba, publicou hoje (12) uma “síntese biográfica” que toma posiç&atil

René Préval nasceu em 17 de janeiro de 1943, no departamento de Ouest, em Porto Príncipe. É pai de duas filhas.

Cursou a faculdade de Agronomia nas universidades de Gembloux e Louvain, na Bélgica, e Ciências Geotérmicas na universidade italiana de Pisa.

Seu currículo político, amplo e reconhecido, iniciou-se com uma ativa participação nos Comitês Cívicos de Resistência, contra a ditadura de Jean-Claude Duvalier (1971-1986).

Membro fundador do grupo Honra e Respeito pela Constituição, impulsionado por intelectuais de esquerda entre 1987 e 1991, presidiu o Comitê Pa Bliyé, centrado na investigação do destino dos desaparecidos durante o regime duvalierista.

Também militou na organização beneficiente La Fanmi Selavi (“A Família é a Vida”), no Comitê de Ação Democrática e no movimento Lavalás (“Avalanche”), coalizão fundada pelo sacerdote salesiano Jean Bertrand Aristide.

Desde 13 de fevereiro de 1991, serviu no governo de Aristide como primeiro ministro, ministro da Defesa e do Interior, até o golpe de Estado de 30 de setembro daquele ano, que abortou a primeira experiência autenticamente democrática no Haiti desde sua independência da França, em 1804.

Préval continuou sendo primeiro ministro nominal até a nomeação pelos militares de Jean-Jacques Honorat como titular interino, em 11 de outubro.

Ele acompanhou Aristide na condição de conselheiro presidencial durante seu exílio na Venezuela e, depois da recondução do presidente deposto, em outubro de 1994, foi nomeado diretor do Fundo de Assistência Social e Econômica, que tinha o encargo de executar pequenos projetos de desenvolvimento.

Em dezembro de 1995, concorreu às eleições presidenciais e venceu-as de forma esmagadora, com 87,9% dos votos, tomando posse em 7 de fevereiro de 1996.

Quando Aristide venceu as eleições presidenciais de 26 de novembro de 2000, Préval transmitiu-lhe a faixa presidencial em 7 de fevereiro de 2001. Converte-se assim no primeiro presidente na história do Haiti a completar seu mandato de cinco anos e entregar o poder voluntariamente.

No último dia 16 de fevereiro, depois das eleições para a presidência efetuadas no mesmo mês, em que novamente obteve o apoio majoritário da população, foi proclamado presidente eleito do Haiti.

Fonte: Granma (http://www.granma.cubaweb.cu)