Lula lança pedra fundamental de universidade em Sorocaba (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta quinta-feira (13) a pedra fundamental das obras do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. O terreno, de 700 mil metros quadrado

A agenda do presidente começa pela manhã, quando Lula visitará a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), em Alumínio. Irá ao local atendendo a convite do empresário Antônio Ermírio de Moraes. De lá, o presidente irá a Sorocaba, onde faz o lançamento da pedra fundamental do novo campus da Ufscar às 13h.

Depois Lula segue para a cidade de Salto, onde inaugura o prédio onde funcionará um Centro Federal de Educação Tecnológica. O agendamento da visita foi feito pela deputada federal Iara Bernardi (PT), que foi a maior incentivadora da instalação do campus na cidade. "Estávamos aguardando o presidente desde a assinatura do convênio entre o Ministério da Educação, a Ufscar e a prefeitura, que aconteceu em agosto do ano passado. Felizmente, conseguimos garantir sua presença para marcar mais uma fase deste importante projeto para Sorocaba e região", disse a deputada Iara Bernardi.

As atividades da UFSCar na cidade tiveram início no mês passado, com a chegada dos primeiros 180 alunos aprovados no vestibular para os cursos de graduação em Biologia (licenciatura e bacharelado), Turismo e Engenharia de Produção. As aulas estão sendo dadas provisoriamente no prédio da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, uma escola particular.

A primeira universidade federal de Sorocaba conta com 30 docentes. Um concurso foi aberto para preencher outras 20 vagas. Serão contratados servidores técnico-administrativos para o novo campus, que é parte do Programa de Expansão do Sistema Federal de Educação Superior.

O plano diretor, aprovado no final de janeiro, prevê construções de baixo impacto ambiental e manutenção facilitada, aproveitando ventilação e iluminação naturais. No sistema viário, será valorizada a mobilidade de ciclistas, pedestres e de transporte coletivo. Já está em obras o pórtico de entrada, que deve ser entregue em julho.

Para janeiro de 2007 está prevista a conclusão do edifício que abrigará a gestão administrativa, e de três prédios para a área acadêmica, com salas de aula e laboratórios. Em março devem estar prontos o restaurante universitário, a biblioteca e uma área de vivência. O custo das obras é estimado em R$ 8 milhões.

As informações são da Agência Estado.