Sem categoria

Presidente eleito do Haiti visita Cuba

O presidente eleito do Haiti, René Préval, iniciou hoje (12) uma visita a Havana, atendendo a convite do máximo dirigente cubano, Fidel Castro. Segundo o diário cubano Granma, Préval e sua delegação ser&ati

Préval viaja acompanhado por uma delegação composta por vários membros de seu futuro governo e outras personalidades haitianas, segundo noticiou o Granma. Também chegam hoje a Cuba um grupo de bolsistas universitários haitianos e pacientes vindos daquele país caribenho para receber assistência médica na Ilha, nos marcos da Operação Milagro. Este projeto cubano-venezuelano fornece tratamento oftalmológico gratuito a pacientes pobres do Terceiro Mundo.

 

Os visitantes haitianos cumprirão uma intensa agenda em Cuba, que inclui visitas a lugares de interesse científico e social, além de conversações com outras autoridades da Ilha.

 

René Préval já presidiu o Haiti em 1996-2001 e em 1991 foi primeiro ministro do governo do presidente Jean Bertrand Aristide, mais tarde deposto.

 

No dia 7 de fevereiro, Préval venceu no primeiro turno as eleições presidenciais. O presidente eleito, líder do movimento Lespwa (“A Esperança”, em créole), obteve a maioria absoluta dos votos válidos e conquistou a presidência já no primeiro turno.

 

Fonte: agência Prensa Latina (http://www.prensa-latina.cu)