Sem categoria

São José do Rio Preto cria núcleo da UBM

Aproximadamente 50 mulheres criam em São José do Rio Preto, com a presença da deputada Ana Martins, um núcleo da UBM – União Brasileira de Mulheres. Com a presença de diversas lideranças, o encontro tratou do pape

No dia 9 de abril, aproximadamente 50 mulheres se reuniram para debater as questões da mulher, aglutinando professoras, lideranças comunitárias, estudantes e assistentes sociais, o evento marcou a criação do núcleo da UBM na cidade.

O debate contou com a presença da deputada estadual Ana Martins (PCdoB) que abordou o papel político da mulher, reafirmando a importância de várias mulheres na história e das conquistas obtidas através das lutas populares, inclusive o direito de votar.

A professora Onilda Alves do Carmo (doutoranda em Serviço Social pela Unesp) tratou da questão de gênero na atualidade e se propôs a dar suporte teórico para as mulheres da UBM atuar com as mulheres na periferia. 

Alice Aparecida, assistente social, falou pela UBM, destacou a importância da criação desse núcleo na cidade para tirar a mulher da esfera doméstica e privada, ressaltando que “a mulher tem que ocupar os espaços públicos”.

A presidente municipal do PCdoB, Andréia Militão, participou da criação do núcleo, enfatizando a qualidade das debatedoras e que a atuação da UBM não pode se restringir apenas ao meio intelectual, mas tem que ir discutir e orientar a mulher que não tem acesso à informação.    

O evento contou com a presença da Secretária da Mulher, Maureem Leão Cury (PMDB) e com a presença do vereador Maurim Alves Ribeiro (PCdoB), que afirmou que apóia e é solidário com as lutas das mulheres.

A estudante de Serviço Social, Márcia Muniz Moreira, foi apontada para ser a coordenadora do núcleo na cidade, e já marcou a próxima reunião para fazer um mapeamento dos bairros prioritários para a atuação da UBM, tendo como critério àqueles onde há menor implantação de políticas públicas.

No encerramento, a deputada Ana Martins relembrou algumas músicas cantadas pelos movimentos populares, o que animou muito os participantes e de um toque especial ao evento.