Sem categoria

Oeiras é o maior pólo de turismo religioso do Piauí

Um dos pontos altos da Semana Santa no Piauí, ocorre na primeira capital do Estado, Oeiras, com a Procissão do Fogaréu, que acontece sempre na quinta-feira santa. O "espetáculo" consiste numa caminhada, onde participam somente home

Os homens levam lamparinas feitas artesanalmente enquanto as luzes da cidade se encontram apagadas. Oeiras chega a receber cerca de 60 mil pessoas para assistir a procissão.
 

Dando continuidade à celebração, ocorre a Procissão de Bom Jesus dos Passos, que é uma tradição portuguesa repetida desde 1856. A mesma retrata os passos de Jesus Cristo desde que foi preso, passando pelos momentos em que ele carrega sua cruz pelas ruas de Jerusalém até o momento de sua crucificação. A multidão vai da igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguindo por ruas da cidade, e chega à igreja de Nossa Senhora da Vitória onde há celebração. Esta é considerada a maior festa religiosa do Estado.

Outro grande atrativo de Oeiras é a Paixão de Cristo representada no seu centro histórico. A encenação fica por conta do Grupo IPA de teatro e atrai cerca de cinco mil pessoas.