Sem categoria

Marcos Pontes retorna a Bauru nesta semana

O astronauta bauruense Marcos César Pontes deve retornar a Bauru, interior de SP, na próxima sexta-feira (21/4). A previsão é de chegada por volta das 9h da manhã no Aeroclube, onde será recepcionado pelos seus familiares e pel

O astronauta bauruense Marcos César Pontes deve retornar a Bauru, interior de SP, na próxima sexta-feira (21/4). A previsão é de chegada por volta das 9h da manhã no Aeroclube, onde será recepcionado pelos seus familiares e pela população. Pontes deverá desfilar pela cidade em um carro aberto e participar de várias atividades e inaugurações.

No próprio aeroclube, o astronauta será recebido pelas crianças que participam de um projeto educacional do Jornal Cidade e pelo coral Arte Viva. Na ocasião, ele irá inaugurar a exposição do aeroplano Demoiselle, criado por Santos Dumont em 1907. Também irá batizar o avião Cessna Skyhawk 172, prefixo PT-IHX, que ganhará seu nome.

Ainda na sede do aeroclube ele irá relançar os selos comemorativos dos Correios que tratam de sua missão ao espaço. Após os festejos no aeroclube, ele será levado para a sua escola Espaço, para entrevista coletiva à imprensa.

Em seguida, ele seguirá para a Instituição Toledo de Ensino (ITE), para participar de uma mesa-redonda sobre suas atividades. No período da noite, ele participará de um jantar em sua homenagem. No dia 22, ele sai de Bauru e segue para demais cidades do país que vão prestar homenagens para ele.

Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir para o espaço, dentro da Missão Centenário, a bordo de uma nava russa Soyuz TMA-8, lançada da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Junto com Pontes, estavam os astronautas Pavel Vinogradov (russo), Jeffrey Williamns (americano), Valeri Tokariov (russo) e William McArthur (americano). Estes dois últimos retornaram à terra com Pontes, os demais vão permanecer no espaço por seis meses.

O nome dado à missão – a 13ª viagem espacial à ISS – é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, brasileiro que há cem anos conseguiu fazer o avião 14-Bis voar pelo céu de Paris.

Fonte: Cosmos Online