PC do Vietnã inicia 10.º Congresso

O Partido Comunista do Vietnã iniciou hoje, em Hanói, capital do país, os trabalhos de seu 10.º Congresso. O dia de hoje foi dominado pela leitura do informe político central, a cargo do secretário-geral da organização, Nong Duc

O 10.º Congresso do Partido Comunista do Vietnã (PCV) começou hoje em Hanói para tratar de analisar, durante oito dias, o trabalho do último qüinqüênio, as tarefas para o período de 2006 a 2010 e para eleger suas instâncias de direção.

Essa primeira jornada esteve dominada pela leitura do informe político central, a cargo do secretário-geral da organização, Nong Duc Manh, que destacou os avanços obtidos pelo país e sublinhou a necessidade de reforçar o trabalho ideológico e combater a corrupção.

O extenso documento traz à luz o crescimento anual médio de 7,5% obtido durante o período de 2001 a 2005 e a utilização com êxito do desenvolvimento econômico para solucionar problemas sociais, especialmente a eliminação da fome e o alívio da pobreza.

Mas, ao mesmo tempo, Nong Duc Manh apontou problemas e fraquezas, tanto no trabalho partidário como na esfera econômica, a qual, disse, "não esteve à altura das suas potencialidades" apesar dos avanços obtidos.

À abertura, no Salão de Atos da praça Ba Dinhm, estiveram presentes cerca de 1,2 mil delegados e um grande número de convidados, entre os quais estavam os antigos líderes do partido e do Estado, além de figuras como o lendário general Vo Nguyen Giap, herói do Vietnã.

Os delegados discutirão até o dia 25 de abril o conteúdo dos documentos preparados pelo 15.º Pleno do Comitê Central, avaliarão os 20 anos de renovação, aprovarão os objetivos até o fim do decênio e traçarão as linhas para combater os "fenômenos negativos".

O título do informe é eloqüente: "Elevar a liderança e a combatividade do Partido, desenvolver a força de toda a nação, estimular integralmente o processo de renovação e retirar o país do subdesenvolvimento".

O líder vietnamita sublinhou que "durante os últimos 20 anos, o processo de renovação do nosso país, graças aos grandes esforços de todo o partido, o povo e o exército, obteve êxitos destacados historicamente significativos".

Entretanto, Nong Duc Manh observou que uma parcela de autoridades e funcionários teria passado por uma séria "degradação da ideologia política, da ética, do estilo de vida, via oportunista, burocrática, pela corrupção e pelo desperdício".

Sublinhou que é necessário reforçar a prevenção e a luta contra a corrupção, para criar uma direção limpa, estável e forte, e superar esse fenômento que, segundo disse, é um dos grandes riscos que ameaçam a existência do sistema.

Também indicou que falta capacidade combativa a muitos organismos de base, a formação ideológica precisa ser melhor trabalhada, o trabalho teórico tem carências e tem havido baixa qualidade e eficiência no trabalho de fiscalização e supervisão.

O informe reiterou o propósito do país de converter-se em uma nação incustrializada e moderna em 2020, e sua determinação de multiplicar 2,1 vezes o Produti Interno Bruto (PIB) do Vietnã em 2010, comparado ao ano de 2000.

Em relação à política externa, o PCV anunciou que continuará seguindo uma linha de independência, paz, cooperação e desenvolvimento, e uma política de abertura, multilateralismo e diversificação das relações internacionais.

"As tarefas das relações exteriores são as de manter um ambiente pacífico e de criar condições favoráveis para o processo de renovação, o desenvolvimento sócioeconômico, a industrialização e modernização, construção e defesa", observou o secretário-geral

Fonte: Prensa Latina