Atentados de Londres: relatório oficial descarta al-Qaida

O sítio internacional Rede Voltaire destacou hoje em um de seus artigos um comentário sobre o relatório final da investigação sobre os atentados cometidos em Londres, em 7 de julho de 2005. Os atentados não foram ligados à

Após as recentes declarações do responsável pela investigação oficial sobre os atentados que sacudiram Madri em 11 de março de 2004, declarações nas quais descartava a pista de uma rede internacional, os investigadores britânicos acabam de dissipar por sua vez os rumores segundo os quais os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres foram obra de "terrorismo internacional".

A agência Associated Press revelou as conclusões da investigação oficial, pedida pelo ministro do Interior Charles Clarke e cuja publicação deve sair nas próximas semanas. Segundo essas conclusões, os autores dos atentados não contaram com ajuda de nenhuma rede islâmica internacional

Nenhuma investigação oficial até este momento pôde estabelecer vínculo de organizações entre os ataques a Nova York, em 11 de setembro de 2001, Bali (12 de outubro de 2004), Madri (11 de março de 2004) e Londres (7 de julho de 2005). Nenhum elemento concreto permite, então, afirmar que existe uma rede islâmica que se dedique à atividade terrorista a nível mundial.

Ao carecer de fatos que demonstrem sua veracidade, a teoria de complô islâmico mundial, denominada "al-Qaida", é uma hipótese não comprovada de porta-vozes governamentais e mídias sensacionalistas.