Começa em Cuba o Festival de Cinema Pobre

Com 27 curtas e 15 longas-metragens de baixo orçamento, seminários, oficinas teóricas e projeções de filmes, encontro vai até 23 de abril. Haverá homenagem a Roberto Rossellini e Aurora Basnuevo.

A quarta edição do Festival internacional de Cinema pobre, Alternativo e de Baixo Orçamento abriu suas portas na cidade cubana de Gibara. Um dos destaques da mostra é o ciclo em homenagem ao italiano Roberto Rosellini.

O festival, que dura até domingo, apresentará 27 curtas e 15 longas-metragens, dos quais o júri selecionará os dez melhores. Seminários, oficinas teóricas e projeções de filmes são alguns dos programas do encontro, que é realizado por profissionais de 30 países.

O presidente e realizador do festival, o cubano Humberto Solás, comparou o encontro como um "laboratório", no qual filmes com recursos tecnológicos limitados e orçamento baixo são exibidos.

Solás confirmou sua proposta de criar uma rede internacional de cinema pobre, unindo meios materiais e espiritualidade, principalmente entre os talentos jovens, disse.

Nesta quarta edição, o festival homenageia a filmografia do neo-realista italiano Roberto Rosellini (1906-1977) com a exibição de uma série de clássicos do diretor, entre eles "Roma, cidade aberta", "Paisá" e "Alemanha Ano Zero".

O cineasta Renzo Rosellini, filho do realizador e à frente de uma Fundação que preserva e divulga a obra de seu pai, foi convidado para assistir a homenagem e integrar o jurado.

Mostras cinematográficas organizadas pela Unesco, Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños de Cuba, e o Festival de Cinema Experimental de Benalmádena compõem o menu do encontro cinéfilo.

Também a atriz cubana Aurora Basnuevo será homenageada com a projeção do "Adela", um curta, cuja história faz parte do filme "Bairro Cuba" de Solás com atuação de Jorge Perugorría e Isabel Santos, que estreou recentemente.

Pela primeira vez o Festival estará fora de Gibara, nas cidades de Holguín e Santiago de Cuba, a mais de 700 quilômetros ao leste de Havana.

O ministro da Cultura cubano, Abel Prieto, presidiu a noite de abertura do festival, na segunda-feira, 17 de abril.