Nova CPI recebe críticas da oposição e dos governistas

A CPI do Armagedon, como está sendo chamada a comissão parlamentar de inquérito proposta pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE), recebeu críticas tanto da ala governista como da oposição dentro do Congresso. Lima quer usar a CPI p

A CPI do Armagedon, como está sendo chamada a comissão parlamentar de inquérito proposta pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE), recebeu críticas tanto da ala governista como da oposição dentro do Congresso. Lima quer usar a CPI para investigar as relações entre o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e a família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), disse que não está preocupada com a nova investigação. Mas criticou a criação da chamada "CPI do Armagedon".

"Que adjetivo você colocaria numa CPI que é uma lista de supermercado? É um equívoco da oposição", afirmou ela.

Segundo ela, a população não é influenciada pelos trabalhos das CPIs. "As pesquisas demonstram que o que importa para o eleitorado é a vida cotidiana. A investigação não nos causa preocupação."

Ideli disse ainda que a oposição usa as CPIs para tentar atingir a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas. "Basta aparecer uma pesquisa [de intenção de voto], que eles [oposição] têm mais desejo de eliminar a hipótese de enfrentar Lula nas urnas."

O líder do PFL no Senado, senador José Agripino Maia (RN), disse que não estava muito certo sobre a eficácia dessa nova CPI. Ele teme que a abertura da nova comissão possa tirar o foco das investigações em curso.

Lideranças do PMDB também fizeram questão de registrar que o pedido de abertura da CPI é uma iniciativa particular do senador e não conta com o respaldo da bancada do partido no Congresso.

Fonte: Folha Online