Petrobras anuncia descoberta de óleo leve no Espírito Santo

A Petrobras descobriu um novo campo de petróleo leve na Bacia do Espírito Santo. Em nota divulgada na terça-feira, a estatal informou que o volume estimado do novo campo é de aproximadamente 280 milhões de barris de óleo equivalente (

 

A Petrobras divulgou ontem (18), a descoberta de mais um campo de petróleo leve na Bacia do Espírito Santo. A reserva está localizada 12 quilômetros a noroeste do campo de Golfinho, em fase de exploração pela companhia. Segundo a estatal brasileira de petróleo, a descoberta foi importante para o país pois se trata de um óleo leve, atualmente importado para se juntar ao refino do óleo pesado produzido na Bacia de Campos.

A empresa adiantou também que o volume estimado da nova descoberta é de aproximadamente 280 milhões de barris de óleo equivalente (boe), medida que inclui óleo e gás. Segundo a estatal, os dados obtidos até agora sugerem que se trata de petróleo de excelente qualidade, de aproximadamente 38º API (medida de densidade). Ainda segundo a estatal, a recente perfuração do outro poço (prefixo 4-ESS-160) descobriu uma nova acumulação de hidrocarbonetos (petróleo e gás) adjacente ao campo de Golfinho, com um volume estimado entre 60 milhões e 80 milhões de barris de óleo equivalente.

Levando-se em conta que as estimativas anteriores para o campo de Golfinho indicavam volumes de 250 milhões de barris de óleo equivalente, este resultado eleva as reservas potenciais da região para quantidades entre 310 milhões e 330 milhões de barris de óleo equivalente. Dos 17 poços perfurados até agora na província de petróleo leve da Bacia do Espírito Santo, 15 encontraram hidrocarbonetos. Esse sucesso exploratório, com um índice de acerto de 88%, revela o grande potencial da bacia, onde deverão ser perfurados pelo menos dois novos poços até o final do ano.

As reservas potenciais da província de petróleo leve da Bacia do Espírito Santo, com as recentes descobertas, já chegam à escala de 600 milhões de barris de óleo equivalente.

Fonte: Petrobras