PMDB desiste da pré-convenção em maio

Os peedemebistas desistiram de antecipar a pré-convenção para discutir a candidatura própria do partido para maio, proposta pelo governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, que assumiu o cargo com a licença de Luiz Henrique,

Vinte e seis diretórios se manifestaram na reunião do PMDB, 11 pela candidatura própria e 14 contra. O Piauí ainda não se definiu. Mas os estados com maior número de convencionais se posicionaram a favor da candidatura.

Os pré-candidatos do PMDB à Presidência da República Anthony Garotinho e Itamar Franco participaram do encontro. Já governistas como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador José Sarney (AP) não compareceram.

O ex-governador paulista Orestes Quércia voltou a defender Itamar como melhor nome do PMDB para disputar a Presidência da República:

– Respeito o Garotinho, mas achar que ele seria um bom candidato ao invés do Itamar é um absurdo – disse Quércia, antes do encontro.

Garotinho venceu a consulta informal que o partido fez em março para a escolha de seu candidato a presidente contra o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. O nome de Itamar só foi lançado na disputa depois disso.

Setores do PMDB são contrários à candidatura própria devido à manutenção da regra da verticalização nas eleições deste ano, que proíbe os partidos de fazer nos estados coligações diferentes da aliança nacional.

Maior partido do país, o PMDB calcula ter grandes chances de ganhar entre 10 e 14 governos estaduais nas eleições de outubro, mas para isso, argumentam os críticos da candidatura própria, o partido precisa estar livre para fazer as alianças que forem necessárias nos estados.

Fonte: O Globo