Presidente Lula homenageia astronauta brasileiro

O astronauta brasileiro, coronel Marcos Pontes, ao ser recebido em cerimônia de boas-vindas, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira (20), ouviu do Presidente Lula declarações sobre o significado da viagem dele ao espa&

O presidente disse também que a viagem de Pontes significou um momento histórico para o país. O astronauta foi condecorado pelo presidente Lula com a Ordem Nacional do Mérito. Vestindo um macacão cinza com a bandeira brasileira estampada no peito, Pontes foi muito aplaudido pelos alunos de escolas públicas do Distrito Federal que assistiram à cerimônia.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, destacou que com a ida de Marcos Pontes ao espaço o Brasil passa a ser um dos 15 países que têm programa espacial completo.

O astronauta reafirmou que a missão foi um completo sucesso em todos os aspectos, destacando a importância dos experimentos que realizou no espaço. "Todos eram extremamente importantes , não só pelos resultados , mas pelo efeito futuro". Ele lembrou que, além do aspecto científico do projeto, que pode ser mensurado, existe a motivação dos jovens para trabalhar na área, que não tem como medir.

Também o presidente Lula destacou a importância da viagem como exemplo para os mais jovens. "Quero te dizer que se todas essas crianças sentiram o orgulho que eu senti de ver você balançando naquela nave, se todo mundo sentiu o mesmo orgulho, o que nós gastamos para você ir lá foi pouco diante do que você passa a representar para o Brasil, para o povo brasileiro, para as crianças, para a ciência e para tudo que a gente fizer daqui para a frente", afirmou o presidente.

Agenda cheia

Marcos Pontes chegou ao Brasil nesta quinta-feira para uma série de eventos e homenagens. No início da próxima semana, ele retorna a Moscou. Na sexta-feira (21), Pontes cumpre agenda em sua cidade natal – Bauru (SP), e no sábado, no Rio de Janeiro.

Após a cerimônia de boas-vindas no Palácio do Planalto, que contou com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudenzi; comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, além de outras autoridades e de familiares do astronauta, ele concedeu entrevista no Salão Leste do Palácio do Planalto.

Em seguida, recebeu homenagens da Força Aérea Brasileira (FAB). À tarde, ele estará na Agência Espacial Brasileira (AEB), onde agradece o trabalho desenvolvido pelos servidores para o sucesso da missão.

O presidente Lula destacou os ganhos da viagem de Marcos Pontes para os diversos setores da vida brasileira – a indústria, a agricultura, a ciência e tecnologia e a política espacial.

"A tua ida ao espaço é de um significado histórico muito importante para o Brasil. O significado da sua viagem é gratificante para o povo brasileiro, é gratificante para a imagem do Brasil no mundo, é gratificante pelo reconhecimento do avanço científico e tecnológico do Brasil", disse ainda o presidente Lula.
De Brasília

Márcia Xavier

Com agências