Jawad al Malki é indicado candidato a primeiro ministro no Iraque

O novo candidato a primeiro ministro do governo iraquiano, Jawad Al Maiki, foi escolhido hoje por seus correligionários da Aliança Unidade (AUI), xiita, com a esperança de que desbloqueie a situação do pa

Al Malki, 56 anos, é melhor visto entre a comunidade religiosa sunita e da minoria curda que se opunha radicalmente ao chefe de governo anterior, Iad Alaui, apontado como sectário. Ele assume a designação logo após a renúncia, ontem, de Ibrahim Al Jafari, que derrubado pela violência provocada pela invasão anglo-americana no país em março de 2003.

 

Al Malki é o número dois do partido Dawa, que integra também a AUI. Em suas primeiras declarações à imprensa, e diante dos principais líderes xiitas, o novo candidato a chefe de governo prometeu "o humano e o divino" para solucionar a profunda crise que atravessa o país. Nesse sentido, afirmou que seu governo não se apoiará sobre bases comunais, étnicas ou sectárias.

 

Ele afirmou que a eficiência e a honestidade absoluta serão os critérios para eleger os ministros do próximo governo e fará tudo o possível para converter o Iraque em um país de justiça, liberdade e democracia e que desfrute de uma total soberania. Mas não informou como consolidará a “soberania” do Iraque enquanto que está ocupado por forças da coalizão encabeçada pelos Estados Unidos, a que não fez a menor referência sobre uma eventual retirada. A maior alusão a uma eventual substituição da presença estrangeira foi que seu executivo trabalhará para facilitar os meios para as forças iraquianas tomarem as rédeas da segurança.  

 

Por sua vez, o chefe do Conselho Supremo da Revolução Islâmica, maior força política da AUI, Abdel Aziz Hakim, declarou que o órgão ratificará a eleição de Al Malki ao cargo de primeiro ministro.  E disse também que Abel Abdel Mahdi tem seu apoio para ocupar um dos postos de vice-presidente da República e Jaled Ateya para vice-presidente do Parlamento.

 

Da Redação

Com agências.