Jovens querem aumentar participação em eleições

A Campanha "Em 2006, se liga 16!" da União da Juventude Socialista (UJS) foi destaque em um dos principais jornais da cidade de Campos dos Goytacazes. O Jornal Monitor Campista, que publica o diário oficial do município, fez uma reportage

Há 18 anos os jovens brasileiros conquistaram o direito de votar aos 16 anos. No entanto, apesar da Lei do voto aos 16 anos estar alcançando a maioridade, muitos adolescentes ainda não exercem esse direito por falta de interesse ou desconhecimento. Para reverter o quadro, a União da Juventude Socialista (UJS) iniciou ontem, na localidade de Goytacazes, a campanha, “Em 2006 vote 16”. A meta é conscientizar os menores a votar e ainda tirar todas as dúvidas pertinentes ao Título de Eleitor e aos processos eleitorais.

Segundo os diretores da UJS, Fernando Crespo, Eric Carvalho e André Lacerda, uma das principais dúvidas dos adolescentes é sobre como e onde retirar o título. Ele explica que o prazo para tirar o documento é até o dia 2 de maio. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral do bairro onde mora e levar documentos como a Carteira de Identidade e a Certidão de Nascimento.

Mais escolas

Depois de percorrerem as escolas públicas e particulares de Goytacazes o grupo pretende levar a campanha a todo o município. Hoje, as escolas visitadas são o Instituto de Educação Aldo Muylaert (Isepam) e a escola Thiers Cardoso. Amanhã, é a vez do Colégio XV de Novembro, Cemstiac e Nilo Peçanha.

”Vale lembrar que os jovens que completarão 16 anos até o dia 1º de outubro também podem tirar o título. Hoje, ainda é pequena a participação da juventude no processo eleitoral. As denúncias de corrupção acabam desestimulando os jovens a ir às urnas. Esse é o processo que queremos mudar. A juventude precisa descobrir que só através do voto mudaremos essa realidade”, diz Fernando.

Junto com a conscientização do voto aos 16 anos, a UJS vai lançar também outra campanha em defesa da gratuidade nos transportes para estudantes.

De acordo com André, a juventude campista não aceita o Vale-Educação, nem qualquer outra forma que retire do estudante o direito de se locomover até sua escola.“ acreditamos que esse não é o melhor caminho”, ressalta.

Fonte: Jornal Monitor Campista

Confira abaixo a carta à imprensa divulgada pela UJS/Campos no dia 18:

A União da Juventude Socialista (UJS) lança oficialmente amanhã (19/04) a campanha "SE LIGA 16!" na cidade de Campos dos Goytacazes. A programação inclui visita as principais escolas da cidade para propagar o manifesto da campanha e conscientizar o jovem do papel que ele exerce na democracia e da importância do voto aos 16 anos.

Cada vez mais os jovens são parte importante para a democracia e a soberania nacional. E é por isso que a UJS não poderia e nem pode se isentar dos aspectos condizentes com os interesses da juventude no país e também na cidade de Campos.

No âmbito municipal, também será lançada paralelamente ao "SE LIGA 16!" uma outra campanha em DEFESA PELA GRATUIDADE NOS TRANSPORTES PARA OS ESTUDANTES. A UJS não se calará diante das pressões exercidas pelas autoridades campistas a fim de acabar com o passe-livre e instituir a restrição da gratuidade através de vales de papel. Não podemos nos render aos interesses burgueses dos empresários do setor de transporte. EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA! A juventude campista não aceita e nem aceitará o vale-educação, nem nenhuma outra forma que obstrua o direito do estudante de se locomover até a sua escola para estudar. Acreditamos que o vale-educação vá muito além do que apenas um pedaço de papel que restringe o direito da gratuidade. Suas conseqüências são enormes, até mesmo no que diz respeito a um possível surgimento de um mercado paralelo com os vales. CHEGA! BASTA! ESTUDANTES UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS!

Agenda da Campanha:

Quarta (19/04)
14h – Colégio Paula Barroso (Goitacazes)

Quinta (20/04)
14h – ISEPAM
– Escola Thiers Cardoso

Segunda (24/04)
13h – Colégio XV de Novembro
– CEMSTIAC
– Colégio Nilo Peçanha

Terça (25/04)
13h – Liceu de Humanidades de Campos
– Colégio Batista Fluminense
– Colégio João Pessoa
– Colégio Julião Nogueira

Quinta (27/04)
14h – Colégio Silvio Bastos Tavares

Sexta (28/04)
17h – Colégio Máximo de Azevedo

Segunda (02/05)
14h – CEFET Campos