Em momento crucial, metroviários de SP fazem 8º Congresso

Começa nesta semana o 8º Congresso do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. De 27 a 27 a 30 de abril, em Atibaia (SP), cerca de 220 delegados — eleitos em encontros da categoria — debaterão os rumos de suas l

O tema mais importante em debate é a luta contra a privatização da Linha 4/Amarela. Em protesto às iniciativas direitistas impostas no governo Alckimn, o sindicato promete reagir. Segundo a entidade, “o processo de concessão da Linha 4 – Amarela à iniciativa privada e a terceirização das bilheterias de recarga do Bilhete Único integrado são apenas exemplos do sucateamento de serviços públicos proposto por estes inimigos da soberania do povo trabalhador”.

Marcada para as 19 horas de quinta-feira (27/04), a abertura do congresso ocorrerá na quadra do sindicato, no Tatuapé. Terá a participação de parlamentares e autoridades, bem como de representantes de entidades sociais.

Na sexta-feira (28), dois deputados de São Paulo — o estadual Nivaldo Santana e o federal Arlindo Chinaglia — vão debater a conjuntura internacional e nacional. Ao lado deles, estará o economista e professor da Unicamp, Plínio de Arruda Sampaio. A atividade seguinte, para tratar do movimento sindical brasileiro, reúne Altamiro Borges (Centro de Estudos Sindicai e Instituto Maurício Grabois), José Lopez Feijóo (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e José Vitório (professor da Unicamp e coordenador do Conlutas de Campinas).

Com base nessas atividades e em debates da própria categoria, os delegados traçarão uma estratégia de lutas. Confira todos os temas a serem debatidos no Congresso dos Metroviários.

1 – Conjuntura: Internacional, Nacional, Estadual, Municipal
2 – Setor de Transporte : Metroferroviário (privatização, terceirização, concessão)
3 – Movimento Sindical:
a) Movimento Sindical Brasileiro
b) Balanço da CUT e Confederação (CNTT)
c) Balanço da FENAMETRO
4 – Organização da categoria Metroviária: Diretoria do Sindicato,Comissão Sindical de Base, Delegado Sindical, CIPA, Conselho Deliberativo, Fiscal e Comitê de Gestão do METRUS
5 – Políticas Sociais : questão de gênero, raça, sexualidade e movimentos sociais
6 – Campanha Salarial e Plano de Luta
7 – Alteração/Atualização do Estatuto